Haddad apontou o problema de falta de investimento na área. "Em 1988, Brasil deu um passo importante e fez do direito à educação um direito subjetivo. Ou seja, pavimentou o caminho da universalização. Mas uma das questões chave na minha opinião é que este movimento não veio acompanhado do aumento do investimento em educação. Nós tivemos a universalização sem o correspondente que é o aumento do financiamento. Estamos atendendo 98% das crianças no fundamental, mas isso não significa que nós tenhamos, em termo de custo aluno seguido o mesmo caminho de outros países que é garantir a qualidade- que passa pelo salário inicial do professor e a sua formação continuada", disse.
O último censo do professor mostrou que 17,5% dos docentes atuam sem formação adequada, a maior parte no ensino fundamental (turmas de 1ª a 8ª séries). O Brasil tem cerca de 1,872 milhão de professores no ensino básico.
Em seguida, falou Paulo Renato. "O tema formação de professores é individualmente tema que constitui o maior desafio para melhoria da qualidade de educação no nosso Pais", disse.
Para o ex-ministro, houve um avanço significativo na formação formal dos professores que não se traduziu em melhoria de desempenho dos alunos.