Blogs acompanham greve e ocupação na USP

O Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp) atualiza no blog as ações e decisões da greve na universidade e da ocupação da reitoria, promovida ontem por servidores e alunos. Entre outras informações, há a nota oficial divulgada ontem pelo movimento e o documento de acordo pela isonomia nas universidades estaduais paulistas. Para acessar, clique aqui.

PUBLICIDADE

Por Paulo Saldaña
Atualização:

Com humor e texto refinados, o blog "Dia de greve" traz informações e "impressões" das paralisações - assinadas pela bibliotecária e funcionária da Escola de Comunicações e Artes (ECA) Marina Macambyra. Em um dos posts, ela fala sobre a linguagem da greve. Leia o texto:

PUBLICIDADE

"Nas assembleias, o pessoal exagera no uso de clichês como "arrancar nossas reivindicações", "ataque brutal" e "dizer claramente". Tudo é sempre arrancado, os ataques são sempre brutais e ninguém diz simplesmente algo, sempre diz claramente. E quando alguém apanha, é sempre "barbaramente espancado". Mas, para compensar, o vocabulário grevista tem seu lado divertido e expressivo. Alguns termos:

Boca -de- ferro: microfone.

Engasga-gato: sanduíche simples preparado no Sindicato e distribuído gratuitamente para minorar a fome de grevistas sem bandejão. Recheado geralmente com salsicha ou carne moída, é servido sem embalagem.

Erva-de-onça: nome que se dá à carne no interior da Bahia, segundo o sindicalista Claudionor Brandão. "Queimar uma erva de onça" é o mesmo que fazer um churrasco. A expressão provocou susto entre os grevistas, na primeira vez em que foi usada numa assembleia.

Publicidade

Piquete automático: aquele que é feito apenas por uma faixa de pano ou placa de madeira na porta do prédio piquetado, sem necessidade de reforço humano. Pode ser removido facilmente, mas raramente o é, porque tem muita força moral.

X-greve: o mesmo que engasga-gato. Curiosamente, quase nunca contém queijo."

Confira os blogs:

http://greveusp2010.blogspot.com/

http://diadegreve.blogspot.com/

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.