PUBLICIDADE

'Alunos na rua, Enem a culpa é sua', protestam alunos em Fortaleza

* Por Paulo Saldaña, enviado especial a Fortaleza

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

FORTALEZA - Cerca de 300 estudantes de vários colégiosfizeram uma manifestação contra o Enem na Praça da Imprensa, no bairro Dionísio Torres, na tarde desta sexta-feira. A maioria está sem uniforme, mas outros trajam roupas de diferentes escolas. Alguns portam cartazes questionando a lisura da prova, com dizeres como "Vazou ou não vazou?", "Haddad, pede pra sair", e "Não foram só 639 que tiveram acesso às questões". A inciativa do protesto, pacífico, foi de alunos do colégio Ari de Sá.

PUBLICIDADE

"O motivo dessa manifestação é que o Enem tem tido problemas consecutivos nas três edições. O que a gente quer é que seja sério", diz o estudante Guilherme Almeida, do 3º ano do Ari de Sá. Ele diz ser contra o cancelamento do Enem apenas para os alunos do 3º ano do Christus. "Ou cancelam as questões repetidas, ou cancelam a prova para todo mundo".

Alguns dos manifestantes usam nariz de palhaço; outros pintaram o número 14 no rosto, em referência às questões do material do colégio idênticas às aplicadas no Enem neste fim de semana.

"Alunos na rua, Enem a culpa é sua", gritam os estudantes. Eles deram a volta em dois quarteirões e fecharam a rua enquanto andavam.  Eles se descolaram para não atrapalhar as aulas de uma escola.

Os manifestantes caminham agora rumo ao prédio do Ministério Público Federal.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.