Nesta etapa as instituições estarão representadas por um grupo de três a cinco alunos, e um professor. O público estimado é de 335 participantes
A competição é dividida em duas etapas. A primeira, teórica, terá palestras sobre educação financeira e conceitos de mercado. Os alunos deverão avaliar, sem a ajuda do professor, o que foi exposto. A nota obtida por cada escola determina um valor virtual limitado a R$ 50 mil que será utilizado durante a disputa entre equipes.
Na segunda parte, os estudantes testam seu conhecimento na prática. Eles participam de cinco simulações de investimento em ações, utilizando o valor conquistado na fase anterior para definir sua própria carteira de ações. A estratégia de cada equipe toma como base dados fornecidos pela BM&FBOVESPA sobre macroeconomia, informações sobre empresas de diferentes setores e cotações dos papéis. As cinco equipes que obtiverem as maiores rentabilidades classificam-se para a grande final, que será realizada em 28 de novembro.
O Desafio BM&FBOVESPA foi criado em 2006 e, até hoje, já atraiu mais de 7,9 mil participantes interessados em educação financeira. Informações adicionais estão no site www.bmfbovespa.com.br/desafio.