PUBLICIDADE

Justiça nega reintegração de posse de escolas em Diadema

Por Paulo Saldaña
Atualização:

A Vara da Fazenda Pública de Diadema negou, a exemplo do que ocorreu na capital, pedido de reintegração de posse da escolas estaduais ocupadas no município. Das 174 escolas ocupadas em todo Estado, segundo a secretaria de Educação, três estão em Diadema, na região Metropolitana de São Paulo.

Marcio Fernandes/ EstadãoJus Foto: Estadão

PUBLICIDADE

O pedido de reintegração partiu do governo Geraldo Alckmin (PSDB). O juiz André Mattos Soares tomou como base a decisão da Comarca da capital paulista, que barrou a retomada das escolas sob o argumento de que o movimento não objetiva a posse do prédio. "Se e enquanto vigorar a proibição para as escolas da Capital, o projeto (de reorganização) não poderá ser implementado, de modo que o cumprimento da ordem de reintegração para as escolas localizadas nesta Comarca de Diadema não surtirá o efeito prático desejado pelo autor", cita a decisão, do último dia 24.

Leia mais sobre o assunto:

Depois da Unicamp, Faculdade de Educação da USP repudia reorganização escolar de Alckmin

Alckmin fecha escola de tempo integral

Publicidade

Documento indica que SP usa só um critério para mudar rede

Desempenho está acima da média de SP em 30 das 94 escolas fechadas

Rede estadual de SP tem 15% de escolas com sala lotada

Escolas cheias têm qualidade 22% menor no ensino médio

Distrito de SP com classe cheia terá escola fechada na capital

Publicidade

 

A Escola Estadual de Diadema foi a primeira da rede a ser ocupada, no dia 9 novembro. Outras quatro escolas chegaram a ser ocupadas no município, mas os estudantes já saíram.

Os estudantes são contrários ao projeto de reorganização da rede, que inclui o fechamento de 93 escolas e a transformação de escolas em ciclo único. Estudantes, professores, Ministério Público e especialistas criticam o fato de o governo Alckmin não ter discutido o projeto antes de ter anunciado.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.