PUBLICIDADE

Chalita se reúne com Callegari nesta terça, dia 13

Transferência do comando da pasta para Gabriel Chalita (PMDB) atendeu arranjo político com o PMDB, sem levar em conta critérios técnicos

Por Paulo Saldaña
Atualização:

O novo secretário municipal de Educação, Gabriel Chalita (PMDB), vai ter na manhã de terça, dia 13, a primeira reunião com o ex-titular da pasta, Cesar Callegari (sem partido). Essa será a primeira atividade de trabalho de Chalita no governo petista e deve marcar o último compromisso de Callegari na gestão. O antigo titular entregou ontem para o prefeito Fernando Haddad (PT) a carta de exoneração do cargo.

PUBLICIDADE

A troca na secretaria, revelada pelo portal estadão.com.br, foi uma decisão de Haddad com motivação mais política do que técnica. Apesar de, reservadamente, haver críticas da cúpula do governo com relação ao trabalho de Callegari à frente da secretaria, a transferência do comando da pasta para Chalita atendeu a arranjo político com o PMDB com interesse nas eleições municipais de 2016. Até o ex-presidente Lula participou da articulação.

Chalita já foi secretário de Geraldo Alckmin . SILVANA GARZARRO/ ESTADÃO Foto: Estadão

Haddad convidou Chalita sem antes comunicar Callegari. Questionado na semana passada, o próprio Callegari, que estava em férias, se disse surpreso com o convite feito ao peemedebista, ex-secretário estadual de Educação de Geraldo Alckmin (PSDB) no governo do Estado de São Paulo. Integrantes da equipe de Callegari indicaram que o ex-secretário ficou decepcionado com a mudança, por acreditar que a pasta começaria a colher resultados do trabalho realizado nos dois primeiros anos de governo.

Ontem, Haddad apareceu de surpresa na Secretaria Municipal de Educação durante reunião de Callegari com os titulares das Diretorias Regionais de Ensino (DREs). O encontro era de fortalecimento do Programa Mais Educação, lançado pela gestão. Segundo fontes que estavam na reunião, Haddad agradeceu Callegari e sua equipe diante dos dirigentes. O que foi visto como uma tentativa de minimizar a troca.

Muita gente que acompanha a educação municipal questionou a escolha por Chalita.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.