Vai prestar Enem? Quais temas podem cair na prova de redação do exame?

Vai prestar Enem? Quais temas podem cair na prova de redação do exame?

Oficina do Estudante

11 Outubro 2016 | 17h12

“Qualquer coisa pode cair como tema de redação no Enem; não dá para especificar e nem chutar”, garante a professora de Língua Portuguesa e Redação do Colégio e Curso Oficina do Estudante, de Campinas, Lilica Negrão. “Mas existem algumas dicas nas quais o estudante deve apoiar-se; e é até possível elaborar algumas suposições”, afirma.

Segundo a professora, o Enem sempre trabalha com temas que tem a ver com o ponto de vista social – ou seja, que envolvem a coletividade. Dentro desse contexto, ela explica que há alguns temas possíveis. São eles:

– Ocupação das escolas pelos estudantes paulistas
– Olimpíadas: tema que envolve todos os brasileiros; quais os benefícios e problemas
– Violência: assunto que sempre volta à tona
– Redução da maioridade penal: assunto que também foi muito falado no ano passado e este ano
– Democracia: participação dos jovens

lilica

“Não é possível fazer uma listagem. O que o aluno pode perceber à sua volta; o que aconteceu este ano, ano passado, anos anteriores, quais foram os temas que chamaram a atenção da mídia e temas que são importantes para todos”, explica a professora.

Segundo Lilica, o tema nunca diz respeito à uma pessoa ou num grupo. “Falar de violência, é importante para todo mundo”, exemplifica.

“Essas são dicas que podem orientar o aluno, mas eu volto a repetir? Tudo pode cair, não tem tema da moda”, alerta a professora, que lembra: “Violência contra a mulher não era tema da moda e caiu; efeito e implantação da lei seca, também não era tema da moda, e foi outro tema que caiu”.

Moara Semeghini/ Oficina do Estudante