PUBLICIDADE

Unicamp 2022: Oficina do Estudante analisa 2º dia de provas da 2ª Fase

Por Oficina do Estudante
Atualização:
A Oficina do Estudante corrige tradicionalmente os maiores vestibulares e o Enem  

O 2º dia de provas da 2ª fase do Vestibular 2022 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ocorreu nesta segunda-feira (10). Os candidatos responderam questões dissertativas de matemática, ciências da natureza e ciências humanas, além de uma avaliação de conhecimentos específicos para a área do curso escolhido.

PUBLICIDADE

Confira a correção comentada da prova! 

Integrantes da equipe pedagógica do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP) analisaram a prova.

Segundo o diretor pedagógico, Daniel Cecílio, a prova deste ano foi mais difícil do que a edição anterior, realmente privilegiando os candidatos mais bem preparados. Exceção à prova de Biologia, considerada mais fácil do que a de 2021. "Mas, isso não quer dizer que foi uma prova ruim. Pelo contrário, foi extremamente atual e contextualizada, com assuntos altamente debatidos no momento, como degradação ambiental, fake news e o SARS-Cov-2", elogiou. Informou ainda que as equipes de Física, Histórica e Matemática consideraram as respectivas provas de nível alto. "A de Geografia também teve nível elevado, cobrando assuntos não comuns ao cotidiano escolar, como saber em quais estados está localizada a tribo Ianomâmi", destacou. Já a prova de Humanidades, comentou, ficou no padrão da 2ª fase, pois exigia uma reflexão crítica dos estudantes, com predomínio de temas vinculados à questão indígena, mas com ausência de Filosofia.

"Em geral, a prova ficou nos padrões da Unicamp, contextualizada e atualizada."

Publicidade

Biologia Marcelo Perrenoud, professor de BiologiaA prova da Unicamp de 2022 foi relativamente mais fácil que a de 2021. Não houve a presença de questões polêmicas e a prova se mostrou extremamente atual e contextualizada. Dentre as questões de biologia apareceram temas como a degradação de biomas brasileiros, a veiculação de fake news sobre a vacinação e o SARS-Cov-2, além de fisiologia vegetal, genética e parasitoses como a malária. Mais uma vez a UNICAMP se mostrou extremamente competente e atual, sendo capaz de criar questões que exploram ao máximo diversas habilidades dos vestibulandos.

Física Arnaldo Bom Nobre, professor de Física A prova de Física teve um nível alto, semelhante em estilo e até um pouco mais exigente que o ano anterior. Em geral, não houve questões polêmicas, um ou outro trecho de texto, às vezes, não tão claro, mas nada de anormal ou irregular. A prova estava bem contextualizada em relação à tradição e ao estilo das provas de 2ª fase da Unicamp. Quanto aos assuntos, foram cobrados: cinemática; eletricidade; dinâmica - força restante, energia, trabalho e impulso; estática/hidrostática. Causou estranhamento a ausência de temas como óptica e termologia, bem comuns e importantes em termos dessa banca. Destaco ainda que nada foi pedido sobre saúde, pandemia e afins. Concluo, que a prova foi exigente, de alto nível, bem composta e bem escrita, com ligeiro exagero em conteúdos de dinâmica newtoniana e impulsiva.

Química Marcos Formis, professor de Química

Prova muito bem feita, exigindo interpretação de gráficos, cartoons, e bons textos, os assuntos contidos são interessantes e comumente abordados em aula, tais como química verde, variação de pH, separação de materiais, eletroquímica. Além de exigir domínio de conceitos químicos, a prova exigiu conhecimento geral sobre vários temas.

Geografia Renato Piton, professor de GeografiaA dificuldade da prova é alta, exigindo elevado nível de aprofundamento nos assuntos abordados em sala de aula. Sua dificuldade é relativamente superior à do ano anterior. Não apresenta questões polêmicas, todavia, apresenta enunciados com profundidade de assuntos não comuns ao cotidiano escolar, como saber em quais estados está localizada a tribo Ianomâmi. Todavia, mesmo com as especificidades, é uma prova atualizada e contextualizada, abordando em duas questões o contexto pandêmico. Os assuntos estão bem distribuídos entre a Geografia Física e Humana, trazendo mesmo nos temas mais naturais uma reflexão crítica. Em geral, uma prova complexa e atual que fará bem a seleção do aluno com desempenho bom e o com desempenho excelente.

Publicidade

Matemática Rodrigo do Carmo, professor de MatemáticaA prova de Matemática da 2ª fase da Unicamp 2022 apresentou uma avaliação de nível alto, mais difícil do que a prova do ano passado. Não apresentou questões polêmicas e percebe-se a presença de algumas questões com contextualização: Função Logística (novidade da prova), interpretação de gráfico (Prova de Ciências Humanas) a partir de um texto e uma questão de maximização. Não foi apresentada também nenhuma questão relacionada à pandemia ou área de saúde. É de se lamentar a falta de questões sobre: Geometria Plana, Matriz, Determinantes e Sistemas Lineares, Combinatória e Probabilidade, assuntos clássicos da segunda fase da Unicamp. Em geral, foi uma prova exigente, difícil e trabalhosa pensando no contexto do segundo dia de prova.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

História Felipe da Costa Mello, professor de HistóriaA prova apresenta um nível de dificuldade médio, as questões tem um nível semelhante ao vestibular do ano. A prova estava bem contextualizada, trazendo elementos que ajudaram os candidatos. A distribuição dos assuntos foi tradicional, com uma divisão equilibrada, com destaque para temas ligados a escravidão. Houve uma questão ligada à saúde pública, mas sem citar a pandemia. Em suma, a segunda fase apresentou coerência e os alunos bem preparados, provavelmente, tiveram um bom desempenho.

Humanidades Juliana Guide, professora de HumanidadesA prova de Humanidades mantém o padrão da Unicamp para a 2ª fase, mesclando questões de nível médio e difícil. Chamou atenção o predomínio de temas vinculados à questão indígena, cobrando do aluno principalmente noções de antropologia e os debates sobre eurocentrismo e etnocentrismo. Tais temas são bastante típicos do vestibular da Unicamp, mas sua incidência foi mais acentuada nesta segunda fase. Chamou atenção a ausência de questões de Filosofia no vestibular deste ano, em ambas as fases. Não houve questões sobre pandemia, vacinação ou saúde. Destaca-se a presença de questão sobre arte moderna brasileira, tema que esperávamos estar em evidência este ano por conta dos 100 anos da Semana de Arte Moderna de São Paulo. A prova sedimenta o padrão da Unicamp de favorecer na 2ª fase o candidato que saiba fazer boa interpretação crítica de texto e de imagem combinados. As informações do enunciado são cruciais e asseguram parte significativa de uma boa resolução.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.