Revisão pro Enem: o que revisar? Como escolher?

Revisão pro Enem: o que revisar? Como escolher?

PUBLICIDADE

Por Oficina do Estudante
Atualização:

Outubro é o mês de revisar o conteúdo para os vestibulandos.

Mas, revisar o quê?

Antes de mais nada, revisar é ver de novo. Então, um pré-requisito básico pra revisão é que o aluno já tenha visto o conteúdo que pretende rever. O segundo ponto - que precisa estar muito claro - é que não é possível rever tudo. E isso porque estamos falando do conteúdo de:
  • 11 anos de Ensino Básico
  • Comprimidos em 3 anos de Ensino Médio
  • Resumidos em 7 meses de Cursinho.
Dessa forma, o aluno não tem como rever tudo simplesmente porque não daria tempo de fazê-lo em quatro semanas. Então, é preciso priorizar.

Mas, a pergunta é: priorizo o quê?

"Os conteúdos que você domina mais ou menos, que tem um conhecimento precário, mambembe", afirma o professor Marcelo Pavani, diretor do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante. Mas por quê? Porque se você estudar agora um conteúdo que você não sabe nada o ganho no tempo será muito pequeno. Consequentemente, você estará jogando tempo fora. Isso porque você vai gastar as quatro semanas disponíveis pra sair do zero e chegar a 2 - o que não vai ajudar muito. Por outro lado, estudar um conteúdo que você domina muito também é desperdício de tempo.

Revisão pro Enem

"É uma questão de otimização do tempo", resume Pavani.

Redação

Em relação às redações, o especialista orienta que elas continuem sendo feitas. Mas, com ênfase para o Enem. Redações para a Unicamp, USP e Unesp, por exemplo, devem ser retomadas em novembro.

Leia mais

Influência da família no vestibular e na escolha da profissão

Como estudar: é melhor tudo de uma vez ou em parcelas?

Dicas para administrar o tempo pra quem está sempre ocupado 

Teoria de Resposta ao Item: por que ela é tão importante?