Não passou no vestibular? Nada de pânico! Especialista dá orientações

As chamadas dos principais vestibulares 2019 estão no fim. Você não passou? E agora, o que fazer?

PUBLICIDADE

Por Oficina do Estudante
Atualização:

Nada de pânico! Professor Marcelo Pavani*, graduado pela USP, é diretor do Curso Preparatório da Oficina do Estudante, tem décadas de experiência em vestibulares e ensina cinco passos direitinho ;)

 

PUBLICIDADE

PRIMEIRO Recupere a motivação pra estudar, trazendo à memória o motivo que o fez entrar nesse desafio. "É preciso recuperar esse sonho. Sem isso, não há nada a ser feito", declara. "Essa é a parte mais ferida, e precisa ser recuperada do início". SEGUNDO A partir desse ponto - quando se recobra o desejo de passar faculdade -, é hora de analisar o que não deu certo nas tentativas anteriores. "O que faltou estudar? O aluno poderia ter estudado menos? Foi a questão psicológica que pesou? O nervosismo? O cansaço?", questiona o especialista.

TERCEIRO De posse desse diagnóstico, é preciso reconhecer os avanços que já foram feitos, a fim de se  traçar uma estratégia específica. "O aluno não passou. Isso é fato. Mas ele caminhou, e agora já está mais próximo da aprovação. E é muito importante que tenha ciência desse terreno já caminhado, pra saber exatamente o que foi feito e o que ainda falta fazer".

QUARTO O próximo passo é traçar um plano que atenda às necessidades do aluno em questão. E isso, em relação a tudo: das disciplinas que mais devem ser estudadas por ele, aos horários mais adequados para ele estudar, o quanto ele deve estudar...

QUINTO Por fim, o aluno deve colocar a mão na massa. Deve fazer o que precisa fazer: executar o plano, estudando com afinco, assistindo às aulas, concentrando-se nas tarefas, relendo a teoria e fazendo exercícios. Deve também cuidar da saúde, lembrando de descansar suficientemente, alimentar-se corretamente, praticar esportes o suficiente e reservar tempo, ainda que escasso, para lazer.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.