Estudar é para vida toda

Por Priscila Gil NetoPsicóloga da Oficina do Estudante apoiovest@oficinadoestudante.com.br As provas estão se aproximando e os vestibulandos já estão cansados de estudar. Não aguentam mais tantas apostilas, livros e cadernos. Nesta época é muito comum escutarmos de alguns alunos do pré-vestibular: "Logo acaba, não vejo a hora de não estudar tanta coisa que nunca irei usar depois de entrar na universidade". Mas será que estudar está realmente perto do fim? E será que realmente nunca mais usará o que estudou? Se a sua expectativa é essa, sinto dizer-lhe que independente das suas escolhas, você nunca irá parar de estudar. Lembro-me como se fosse hoje, quando me deparei com um semestre inteiro de aulas de estatística na universidade... Assim como a maioria dos estudantes eu também achava que nunca mais estudaria algo que não gostasse, simplesmente por estar na faculdade.

PUBLICIDADE

Por Oficina do Estudante
Atualização:

Naquele momento o melhor que pude fazer foi me afundar nos estudos; não tinha outro jeito de chegar aonde queria e, para isso, teria que enfrentar algumas dificuldades - o fato de já ter estudado para o vestibular sem dúvida facilitou o processo. E posso dizer: valeu muito a pena assumir esse desafio: foi quando eu entendi que precisaria estudar para sempre. E assim ocorre em todas as carreiras; se você tem a meta de se tornar um médico por exemplo, precisa estar atualizado o tempo todo, novas doenças e suas curas são desafios presentes todos os dias e o que resta para esse profissional é sem dúvida estudar. Assim como os professores devem atualizar-se tecnologicamente, o engenheiro deve estar atento aos novos materiais e o jornalista estar sempre avido por novas informações. Isso tudo é estudo!

O mundo está em constante mudança! Todos os profissionais precisam se informar e se atualizar constantemente. Alguns deles podem até optar por não fazê-lo, mas isso o restringirá em seu campo profissional. Por isso, sempre esteja atento não só ao seu campo de trabalho, tenha também conhecimento sobre outras áreas, isso poderá ser o seu diferencial. Diante disso, não perca o entusiasmo na hora de estudar; tudo que você aprender sem dúvida será de grande valia agora e futuramente. Além de lhe trazer o conhecimento necessário para ir bem nas provas de vestibular, irá favorecer outras áreas de sua vida sendo aquela pessoa que conversará sobre qualquer assunto, e o resultado será, além de outros ganhos, uma grande bagagem cultural e conhecimento de mundo! Aproveite cada oportunidade, explore os assuntos da melhor maneira que puder: o saber é um privilégio, não perca essa este momento e não desanime, a vida é feita de etapas e você está muito perto de percorrer o caminho para uma grande conquista.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.