Enem 2022: veja 5 possíveis temas de redação

Enem 2022: veja 5 possíveis temas de redação

Oficina do Estudante

12 de maio de 2022 | 15h10

Analisando que ir bem na redação pode ser o diferencial para conseguir ingressar na universidade por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a professora de Redação do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP), Vanessa Bottasso, elencou cinco possíveis temas. Segundo a docente, que justificou cada um dos palpites, os assuntos são atuais e relevantes e os estudantes devem estar cientes de suas conjunturas para não serem pegos despreparados, caso um deles seja o escolhido. 

O Enem é apontado atualmente como a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, pois sua nota é utilizada para os programas federais Sisu, ProUni e FIES, além de ser considerada por diversas faculdades privadas.

                       Vanessa Bottasso, prof. de Redação da Oficina do Estudante

Possíveis temas de redação para o Enem 2022 por Vanessa Bottasso:

  1. Direitos da infância
    Em decorrência da degradação da condição socioeconômica populacional e também dos impactos da pandemia, a proteção aos direitos das crianças ganha centralidade no debate público.

  2. Valorização do trabalho docente
    Baixos salários, cortes de planos de carreira, hipervigilância e responsabilização individual, desvalorização da qualificação profissional, precariedade na estrutura escolar e conflitos no ambiente escolar. Esses são alguns dos antigos problemas que se intensificaram na pandemia e tornam ainda mais evidente essa questão social.

  3. Juventude, trabalho e projeto de vida
    A reforma do ensino médio e a nova realidade socioeconômica do país colocam em xeque as escolhas dos estudantes do ensino médio em relação à sua preparação para a atuação no meio social e, por isso, esse tema tem ganhado destaque no debate público.

  4. Percepção sobre bem-estar e felicidade
    Pesquisas recentes têm demonstrado uma importante queda na percepção dos brasileiros em relação ao bem-estar do País e à felicidade futura, apontando para um período de maior pessimismo que pode afetar as ações de retomada do desenvolvimento do Brasil.

  5. Insegurança alimentar
    O aumento dos preços de alimentos que constituem a cesta básica, o desemprego em alta e a desvalorização do poder de consumo têm contribuído para o retorno da fome como um problema social cotidiano em todo o Brasil.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.