Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Estimular os jogos de tabuleiro

*Por Elizabete Duarte

PUBLICIDADE

Por Equipe Nossa Senhora do Morumbi
Atualização:

Os jogos educativos são recursos riquíssimos para desenvolver o conhecimento e diversas habilidades. Aqui no Colégio Nossa Senhora do Morumbi desenvolvemos um projeto que trabalha, de forma lúdica, o raciocínio lógico e a criatividade dos alunos da educação infantil através dos jogos de tabuleiro.

PUBLICIDADE

A primeira etapa do projeto envolve a organização de uma roda de conversa em que os jogos são apresentados aos alunos. Depois, eles confeccionam seus próprios jogos - entre eles o bingo, memória e o jogo da velha.

Essa etapa inicial é importante por envolver o trabalho manual, que ajuda no desenvolvimento de habilidades motoras finas e a coordenação motora. Para trabalhar a linguagem e a habilidade de escrita, os alunos também escrevem as regras do jogo, coletivamente, em que a professora assume o papel de escriba, ou seja, anota as falas dos alunos.

O produto final é uma divertida oficina de jogos, em que os alunos participam de situações sócio interativas e desenvolvem o raciocínio lógico, a cognição, a interação e o respeito ao outro.

*Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil - Colégio Nossa Senhora do Morumbi

Publicidade

Após receberem as primeiras instruções sobre as regras, as crianças põem a mão na massa para confeccionar os próprios jogos; a ideia é estimular a criatividade, a lógica e o raciocínio e também a coordenação motora Foto: Estadão

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.