Foto do(a) blog

O que você precisa saber para tirar o máximo do seu potencial

Opinião|Voltando a estudar depois do MBA

Você fez uma ótima graduação.  Três anos depois, sentiu a necessidade de se especializar e fez uma pós.  Passou mais um tempo, e você achou que era o momento para seu MBA.  Isso foi há uma década.  Nesse meio tempo, muitas coisas no mundo dos negócios mudaram.  Você quer se atualizar, quer voltar a estudar, mas um mestrado/doutorado tradicional não faz sentido dado que não pretende seguir uma carreira acadêmica.  Ou, pelo menos, não tem certeza se quer uma carreira acadêmica. O que fazer então?

PUBLICIDADE

Atualização:

Não tema!

PUBLICIDADE

Foi justamente pensando nesse tipo de momento de vida que uma série de escolas criaram os tais pós-MBAs e Mestrados Profissionais.

Que fique claro: esses cursos não requerem que o candidato tenha feito um MBA antes.  O pré-requisito é ter completado uma graduação reconhecida pelo MEC.  Porém trata-se de uma excelente alternativa para quem está buscando se aprofundar nos estudos em diversos momentos da vida, inclusive depois de ter completado outras especializações.

Mas... o que seriam esses mestrados profissionais e pós-MBAs?

Ambos são tipos de cursos de especialização voltados a profissionais que já fizeram outros cursos antes e/ou que gostariam de conciliar uma formação stricto senso com um emprego.

Publicidade

No caso dos pós-MBAs, podem ser cursos de um tema específico, como Finance for Senior Leaders na Saint Paul, ou temas mais abrangentes, como o pós-MBA da FIA ou o pós-MBA da Fundação Dom Cabral em conjunto com Kellogg, que é focado em Marketing, Liderança e Negociação.

 

O diferencial de um Mestrado Profissional é que além de um conteúdo aprofundado ele proporciona um título mestre (stricto senso). Ou seja, é uma excelente alternativa para quem:

- Quer se tornar um expert no assunto - Quer ter a possibilidade de daraula algum dia, mas não quer abrir mão da carreira atual (o que se torna necessário quando falamos do formato tradicional do mestrado, onde as aulas ocorrem durante o horário comercial)

 

Dentro desse formato, a FGV- EAESP, há um ano, lançou um novo curso: o MPGC.

O MPGC (Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) é um curso de 18 meses cuja ambição é conectar conhecimento acadêmico de ponta a aplicações práticas.  Você pode (tem que) escolher uma das cinco linhas de especialização para cursar, sendo elas: finanças, supply chain, sustentabilidade, planejamento e gestão da saúde e tecnologia da informação.  O perfil da primeira turma encaixa de maneira fidedigna à descrição inicial deste post: 40 anos de idade, 85% já possuidor de ao menos uma pós-graduação. Ou seja, uma galera experiente, o que em geral significa discussões de bastante qualidade na sala de aula.

Publicidade

 

Um quesito interessante desse curso é que, ao montar sua grade horaria, você pode selecionar algumas aulas que fazem parte de outros cursos da EAESP (outras pós-graduações, por exemplo).  Ah, e ex-alunos da EAESP contam com 20% de desconto.

 

Apesar de ser o curso mais recente da FGV, ele já se tornou o curso mais popular da instituição (depois da graduação).  Sinal de que o mercado está aceitando bem.

 

Achou que um mestrado profissional ou um pós-MBA pode ser interessante para você?

 

Minha sugestão é: não economize sola de sapato.  Vá até as escolas de seu interesse e converse com os responsáveis pelo curso.  Um mestrado profissional é um investimento significativo de tempo e dinheiro portanto, faça sua lição de casa (lendo os sites em detalhe, conversando com as pessoas de admissions, conversando com ex-alunos e alunos atuais, etc).

 

Se você concorda com T. Harv Eker que disse "se você não está crescendo, está morrendo", os pós-MBAs e mestrados profissionais são uma ótima alternativa para você.

Publicidade

 

Bons estudos!

Opinião por Paula Braga
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.