Foto do(a) blog

O que você precisa saber para tirar o máximo do seu potencial

Opinião|U - últimos 50 dias

PUBLICIDADE

Atualização:

 

 

 

 

 

Entre 03 e 15 de janeiro de 2014 terminarão os prazos da segunda rodada de aplicações para os principais MBAs nos Estados Unidos e alguns na Europa também.  Como a terceira e última rodada não é viável para candidatos internacionais, por prazos de tramitação de visto de estudante e demais burocracias que envolvem a mudança por 2 anos para um outro país, essa segunda rodada praticamente encerra a temporada 2013-2014 de aplicações para MBAs internacionais.

O primeiro passo para não se perder ou esquecer de algum detalhe importante é se organizar.

Praticamente todas as escolas têm em seus sites um check list com os elementos que compõem o pacote de aplicação:

v  Preencher o formulário online

v  GMAT e Toefl (este apenas para estrangeiros)

Publicidade

v  Histórico escolar da faculdade (mais tradução juramentada para estrangeiros)

v  Cartas de recomendação

Essays

v  Currículo (normalmente em 1 página)

PUBLICIDADE

v  Taxa de inscrição

Publicidade

Monte sua tabela com os seus check lists para as escolas às quais aplicará. Veja detalhes e diferenças entre os processos para não correr o risco de pular alguma etapa ou não ter tempo hábil de providenciar algo específico para alguma escola.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Uma vez que já tenha uma visão global do processo organize-se para a bateria de tarefas à frente. Sugiro que primeiramente ataque as tarefas das quais dependerá de terceiros: cartas de recomendação, emissão de histórico escolar e a sua tradução juramentada.  Garanta que as pessoas envolvidas lhe retornem esses matérias a tempo de aplicar. Como as festas de final de ano e férias acabam tornando dezembro um mês muito curto, tenha a certeza de que não será surpreendido por um recomendador que viaja para algum lugar remoto, sem acesso a internet e que só volta depois de 10 de janeiro...

Uma vez que as tarefas que dependem de terceiros estejam sendo administradas,veja o que está no seu prato.  Fazer e/ou enviar scores de GMAT e TOEFL  para cada escola, ter a sua estratégia de posicionamento, estudar cada escola e entender como é a vida por lá e escrever seus essays e currículo. Entre uma tarefa e outra vá preenchendo aos poucos os formulários online - trabalhosos, consomem muito tempo.

Como agora os prazos são apertados, talvez seja mais prudente escolher poucas escolas e dedicar-se a fazer um bom dossiê.

Para dar conta de tantas etapas trabalhosas sem dúvida cada um precisa de foco, determinação e disciplina. O planejamento inicial é extremamente importante. Não caia na tentação de sair fazendo as coisas sem ter uma visão geral do processo. E tenha otimismo!

Publicidade

Opinião por Claudia Gonçalves
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.