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R – Ranking da Businessweek

Claudia Gonçalves

29 de novembro de 2012 | 21h06

 

Um dos rankings mais famosos para MBA’s americanos – o da Businessweek – publicou recentemente sua nova lista bienal. Embora os três primeiros colocados tenham se mantido inalterados, algumas escolas pularam muitas posições para cima ou para baixo. Além de avaliar as escolas americanas, a Businessweek publicou um outro figurando as escolas fora dos Estados Unidos – especialmente Europa e Canadá.

 

O ranking da Businessweek foca bastante no grau de satisfação e se parece bastante com uma pesquisa de “consumidor”. Além da satisfação dos alunos e das empresas que recrutam estes alunos, também se considera a qualidade dos professores – o capital intelectual.

 

Uma outra pesquisa da Businesweek sobre a metodologia de ensino nas principais escolas mostra como é o estilo se considerarmos o método de estudo de caso; aula expositiva; trabalho em grupo; e aprendizado baseado em contextos reais.

 

Cruzando um pouco estes dados, algumas coisas interessantes surgem. Primeiramente, as escolas com maior índice de satisfação dos alunos são as que têm um maior equilíbrio entre método de estudo de caso e aula expositiva. Trabalhos em grupo e aprendizado baseado em contextos reais compõem no máximo 25% na composição metodológica das escolas, mesmo nas escolas que tradicionalmente enfatizam a prática e envolvimento em grupo.

 

Mas o que estes dados mostram é que essas dimensões todas diferem muito e que você realmente tem que pensar no que busca em uma escola para acertar na escolha. Qual ambiente o estimula mais a dar o melhor de si e em que tipo de contexto você aprenderá mais. Se por um lado o ranking pode lhe dar alguns subsídios para entender melhor a escola, ele por si só não é suficiente para definir suas escolhas.

 

 

The 2012 Bloomberg BusinessWeek Ranking of Full-Time MBA Programs in the U.S.

2012 Rank & EscolaIndex Score2010 RankRank de satisfação do alunoRank de satisfação do empregador Rank de Capital Intelectual
  1. Booth100.011115
  2. Harvard97.521239
  3. Wharton96.531627
  4. Stanford95.158511
  5. Northwestern93.7413424
  6. Duke (Fuqua)93.062271
  7. Cornell93.0132122
  8. Michigan92.0714612
  9. MIT Sloan90.21091015
10. Virginia89.4115932
11. Carnegie87.91531723
12. Tuck87.71441120
13. Haas87.6810133
14. Columbia87.5920819
15. Indiana86.61912046
16. Stern85.11871616
17. Kenan-Flagler80.116181425
18. UCLA78.91721196
19. McCombs78.52528154
20. Notre Dame76.624171837
21. Yale74.621192717
22. Emory72.922292322
23. Georgia Tech72.123233418
24. Maryland71.34264413
25. Vanderbilt69.737243135

Source: Bloomberg BusinessWeek

 

Non _US Ranking

2012 Rank & SchoolIndex Score2010 RankRank de satisfação do alunoRank de satisfação do empregadorRank de Capital Intelectual
  1. London100.05422
  2. INSEAD99.61513
  3. IE Business91.3311218
  4. Queen’s90.323511
  5. Oxford (Said)90.316876
  6. ESADE78.0410616
  7. Ivey77.169814
  8. IESE76.1126115
  9. IMD75.6721417
10. McGill72.7111538
11. Rotman62.881941
12. Mannheim61.1NR121015
13. Imperial60.7NR71613
14. Schulich59.991797
15. HEC-Paris55.21413139
16. SDA Bocconi43.618161512
17. Erasmus42.4NR111810
18. HKUST33.2NR14194
19. Manchester39.417181719

Source: Bloomberg BusinessWeek

 

Como as Escolas de negócios mais renomadas no mundo ministram seus  MBAs

 

EscolaEstudo de CasoAulaProjeto em GrupoAprendizado baseado em experiências reais
Harvard Business School80%—–10%5%
Western Ontario (Ivey)75%10%—-5%
Virginia (Darden)74%—–6%10%
IESE Business School70%10%10%
UC-Berkeley (Haas)50%20%—-17%
UNC (Kenan-Flagler)50%20%—–15%
Dartmouth (Tuck)45%23%20%—-
Stanford GSB40%20%—-15%
Pennsylvania (Wharton)40%20%25%—-
Columbia40%38%15%—-
Yale40%34%—-10%
Georgia Tech40%25%25%—-
IE Business School40%20%20%—-
Indiana (Kelley)35%25%20%—-
Texas-Austin (McCombs)35%35%—-15%
MIT (Sloan)33%25%—-20%
Duke (Fuqua)33%33%24%—-
Northwestern (Kellogg)30%30%25%—-
London Business School30%30%—-15%
INSEAD30%30%20%—-
Cornell (Johnson)30%30%20%—-
UCLA (Anderson)30%40%15%—-
Vanderbilt (Owen)30%40%—-30%
SMU (Cox)30%25%25%—-
ESADE30%30%—–—-
New York (Stern)25%25%25%—-
Michigan (Ross)25%20%—-15%
Notre Dame (Mendoza)25%27%22%—-
Emory (Goizueta)25%30%—-20%
Maryland (Smith)25%25%—-20%
Georgetown (McDonough)25%30%25%—-
Oxford (Said)25%40%25%—-
Carnegie Mellon (Tepper)20%50%10%—-
USC (Marshall)20%48%25%—-

Source: Business schools reporting to Bloomberg Businessweek