Escrever essays às vezes parece com deitar-se no divã e mergulhar para um auto-conhecimento. Essa análise tem um papel importante pois você acaba amadurecendo seus objetivos, entende melhor quem você é e com isso consegue aproveitar melhor os dois anos de MBA. Dado que o MBA tem por objetivo formar líderes que possam atuar nas mais diversas áreas de negócios e dado que um bom líder deve em primeiro lugar se conhecer, este momento de introspecção é um primeiro passo para o desenvolvimento de cada um em termos de liderança. Além disso, quando você conhece melhor ou tem um norte sobre o que quer fazer em seu futuro profissional, pode escolher melhor para quais escolas vai aplicar e quando for escrever os essays para uma dada escola, conseguirá refletir melhor a sua escolha por aquela escola específica. O posicionamento deve também sutilmente mostrar que existe um alinhamento entre candidato-escola.
O posicionamento conecta passado - presente - futuro. Dados seus objetivos futuros, quais eventos de sua história ajudam a dar suporte a esses objetivos? Por exemplo, se você quer se posicionar como executivo, onde em sua história podemos ver um bom potencial para isso? Você é habilidoso em trabalho em equipe? Tem visão estratégica? Sabe negociar e persuadir? Sabe ler pessoas? Com isso, você consegue escolher melhor quais as estórias que vai contar nos essays ou quais aspectos/eventos vai enfatizar.
É muito importante que o posicionamento tenha suporte de fatos. Primeiro por que a vida é feita deles e não de ideias abstratas. Segundo por que fatos geram indícios e suporte para seu posicionamento e assimajudam a aumentar sua credibilidade.Dedique tempo para construir seu posicionamento e em fazer um bom brainstorm das estórias que vai contar, por quê vai contar e o que você quer que o leitor conclua depois que ler seus essays. Ao fazer esta preparação, você certamente evitará escrever essays superficias ou então ficar perdido ou sem identidade.