Claudia Gonçalves
25 de julho de 2014 | 11h16
Imagine ler cerca de 4000 aplicações. Dificilmente os funcionários dos comitês de admissões acharão depois na milésima aplicação que estão diante de algo original e capaz de fazê-los aprumar na cadeira e querer ler mais.
Essa é árdua missão dos candidatos de MBA. Muito embora a história de cada um seja original, pois as motivações e forma como lida com situações parecidas diferem, a estrutura do texto pode ficar parecida (leia o post sobre contar estórias de 27 de junho) também podemos cair na tentação de usar palavras que se tornam batidas e sem sentido. A cada ano essa lista negra de palavras que perdem a vivacidade e colorido vai mudando. Claro que nem sempre podemos evitar o use de palavras cujo uso excessivo as tornou menos significativas, mas nestas situações a precisão da frase e contexto ajudarão a devolver significado e potência a elas. Use dicionários de sinônimos para buscar palavras interessantes para seus textos. Procure formas novas de expressar suas ideias. Sempre use situações e contextos tangíveis para tornar suas estórias mais significativas e ganhe credibilidade com detalhes concretos.
Use as palavras de modo sábio. Procure sair dos automatismos e jargões e assim se destacar. Isso certamente diferenciará seus essays.
Palavras que os admissions provavelmente não conseguem mais ouvir:
Palavras para se usar com cuidado:
POSITIVAS | NEGATIVAS |
choice | Out of control |
edge | Crash and burn |
game-changer | overwhelm |
killer | pain |
Win-win | Left behind |
Bottom line | For years |
power | failure |
Verbos poderosos:
focus
overcome transform catalyze create discover unleash generate retool repurpose
| educate
publicize grow lead shift persuade negotiate mentor facilitate dare
| penetrate
collaborate produce teach communicate drive influence believe resonate
| understand
master amplify design reorganize flourish embrace express plant transcend
|
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