PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O que você precisa saber para tirar o máximo do seu potencial

Opinião|O - Online: o MBA flexível e híbrido

O MBA online vem sendo uma opção recente muito interessante para aqueles que não querem interromper suas carreiras e têm dificuldades em assistir aulas regulares num MBA part-time ou executivo.

Atualização:

Normalmente com um forte componente na internet, esses programas se utilizam de semanas de imersão; finais de semana de retiro; trabalhos em grupo.

PUBLICIDADE

Alguns dos critérios de escolha para um MBA online são diferentes em relação ao programa em tempo integral.

Idealmente busque um MBA online acreditado - que passou por um sistema de avaliação de uma entidade que possa comprovar a qualidade do programa - prefira a acreditação da AACSB - entre no site da instituição e veja quais MBAs online são acreditados. Outro ponto importante é ver se o diploma conferido pelo sistema online é o mesmo do programa tradicional. O melhor é que não haja nenhuma distinção. As três primeiras escolas da tabela abixo oferecem exatamente o mesmo certificado para o MBA online ou o tradicional. Veja também não só o perfil dos alunos do curso online mas também onde foram trabalhar depois e se tiveram progresso na carreira por promoção ou aumento de salário.

Além da plataforma tecnológica utilizada, veja se há suporte 24/7 e qual a carga de trabalhos e atividades online e offline. Veja qual a dedicação semanal que deverá ter para o curso. Alguns falam em 20 horas semanais. Além disso, quais serviços estão disponíveis? O Centro de Carreira é importante e pode ajudar na hora de uma mudança de emprego; financiamento pode ser importante também, visto que alguns cursos são bem caros.

Voltando para a sala de aula virtual, além de entender como funciona a plataforma tecnológica para interação com professor e colegas de classe, tente saber se o copro docente é o mesmo do curso em tempo integral. Se a escola alocr seus professores mais renomados para o curso online, pode ser um ótimo indicador de que a escola está investindo em fazer deste um curso de boa qualidade.

Publicidade

Os componentes híbridos e a quantidade de ocasiões para networking também são importantes. As pessoas de sua turma virtual e demais alunos do curso serão seus colegas pelos próximos 20 anos! Veja como a escola estimula o contato entre alunos e com ex-alunos. Veja também como são montados os times virtuias, com quem você fará trabalhos e projetos de consultoria.

Vários cursos online também oferecem a oportunidade de se especializar em finanças, marketing, empreendedorismo e alguns poucos oferecem a oportunidade de migrar do MBAonline para o de tempo integral após o primeiro ano.

 

 

Escola de MBA Online Custo total em dólares Duração em meses Componentes híbridos
Carnegie Mellon (Tepper) $118,000 32 15 finais de semana "access"
UNC Kenan-Flagler $93,500 18-36 encontros quadrimestais de 3 dias
Indiana (Kelley) $58,395 24-60 Duas semanas no campus
Penn State (World Campus) $59,312 24 duas residências
Babson (Olin) $78,200 21 sessões de 3 dias a cada 7 semanas
Arizona State (Carey) $54,600 23 orientação no campus - 3 dias
Northeastern University $69,250 24-27 nenhum
Thunderbird $69,800 19-28 dois seminários globais de uma semana cada
George Washington $77,700 36 nenhum
Florida (Hough) $52,500 27 6 residências de final de semana
Temple (Fox) $62,208 20 semana residencial de abertura
Arizona (Eller) $45,000 14 nenhum
Syracuse (Whitman) $69,876 36 semana residencial de abertura
Texas-Dallas (Jindal) $42,240 24-36 nenhum
NC State (Jenkins) $34,827 21-72 imersão de 3 dias
Auburn University $27,000 27 imersão de 3 dias no final
Howard University $62,500 18 resindência no final
Pepperdine não disponível 24-84 final de semana em residencia no final
Massachusetts (Isenberg) $29,250 não disponível nenhum
Hofstra (Zarb) $67,100 24 2 residências de 4 dias

Na Europa há o renomado programa online do IE (Espanha - ver IE Global Online MBA) e de Warwick Business School's MBA by distance learning.

 

 

 

 

 

Opinião por Claudia Gonçalves
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.