As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Novo ranking 2014

Claudia Gonçalves

13 de novembro de 2014 | 22h18

O novo ranking da Businessweek foi divulgado em 11 de novembro e com certeza surpreendeu por diversas ascensões e quedas meteóricas. Por ter sido divulgado a pouco menos de dois meses da segunda rodada de admissões, o novo ranking deve dinamizar o processo de seleção de escolas pelos candidatos. Aqui no Brasil isso também pode influenciar escolhas. Alguns nomes mais tradicionais como Harvard, Wharton, e Stanford são menos sensíveis ao sobe e desce nos rankings, mas certamente Duke ter obtido o primeiro lugar despertará o interesse de muitos. A Businessweek construiu a tabela abaixo comparando o ranking atual com o anterior, de 2012.

 

Os critérios para o ranking são bastante abrangentes, concentrando-se nos pilares acadêmico (corpo docente, publicações, etc.), opinião / satisfação das empresas que recrutam os alunos, e o grau de satisfação dos alunos com suas experiências na escola.

Algumas mudanças de posição são tão dramáticas que até dá para se pensar como é possível em 2 anos melhorar ou piorar tanto. Mas, dado que as escolas conhecem os critérios e pesos aplicados ao ranking, podem investir em melhorar nessas dimensões ao longo do período. O ponto positivo é o foco em melhoria contínua, pois nunca se sabe em que os concorrentes estão investindo. O ponto negativo é que as escolas podem elevar o nível de exigência sobre os candidatos. O GMAT se torna mais competitivo, querem experiência profissional e acadêmica estelares. Com isso, o risco é reduzir a diversidade da classe via um corpo discente mais heterogêneo. Quem pode sofrer com isso? Os cerca de 30% de candidatos fora do eixo consultoria – mercado financeiro.

Algumas escolas subiram de top 25 ou 15 para top 10 em 2 anos. Yale, por exemplo, pulou de 21° para 6° lugar. Columbia subiu de 13° para 5°. Sejam quais forem os fatores que catapultaram tantas posições para essas escolas, essas mudanças podem indicar também mudanças no que recrutadores e alunos buscam das escolas. Muitas apostaram em empreendedorismo, aprendizado prático e inovação. Trabalho em equipe e liderança continuam sendo fortes componentes. As escolas que mais subiram no ranking focaram em mudanças estruturais sem seus currículos, equipamentos e posicionamento nos últimos 2 a 3 anos.

Abaixo estão as 35 primeiras escolas no ranking da Businessweek. Para a lista completa contemplando 209 escolas acesse o site da Businessweek.

Full-Time MBA Programs

View All 209 Full-Time MBA Profiles

2014 Ranking2012  RankingEscola Custo do Programa Total de alunos  por Programa

1st

6Duke UniversityFuqua School of Business117,604892

2nd

3University of PennsylvaniaThe Wharton School136,4201,786

3rd

1University of ChicagoBooth School of Business123,3541,181

4th

4Stanford UniversityStanford Graduate School of Business126,750825

5th

13Columbia UniversityColumbia Business School133,1351,270

6th

21Yale UniversityYale School of Management123,373625

7th

5Northwestern UniversityKellogg School of Management124,6421,157

8th

2Harvard UniversityHarvard Business School140,5111,868

9th

8University of Michigan, Ann ArborRoss School of Business109,5571,106

10th

11Carnegie Mellon UniversityTepper School of Business118,004425

11th

18University of California, Los AngelesAnderson School of Management102,318714

12th

17University of North Carolina, Chapel HillKenan-Flagler Business School80,078562

13th

7Cornell UniversityJohnson Graduate School of Management116,384688

14th

9Massachusetts Institute of TechnologySloan School of Management122,880804

15th

12Dartmouth CollegeTuck School of Business64,680558

16th

15Indiana UniversityKelley School of Business55,202401

17th

24University of MarylandSmith School of Business82,626200

18th

22Emory UniversityGoizueta Business School97,438384

19th

14University of California, BerkeleyHaas School of Business103,038503

20th

10University of VirginiaDarden School of Business104,850635

21st

28University of Southern CaliforniaMarshall School of Business115,000431

22nd

16New York UniversityStern School of Business127,796798

23rd

19University of Texas, AustinMcCombs School of Business65,616551

24th

30Georgetown UniversityMcDonough School of Business105,226537

25th

34Rice UniversityJones Graduate School of Business106,800214

26th

31Washington University in St. LouisOlin Business School103,925284

27th

32Brigham Young UniversityMarriott School of Management23,240301

28th

23Georgia Institute of TechnologyScheller College of Business59,756130

29th

20University of Notre DameMendoza College of Business98,550323

30th

25Vanderbilt UniversityOwen Graduate School of Management95,900335

31st

43University of California, IrvineMerage School of Business77,863187

32nd

29Southern Methodist UniversityCox School of Business100,140232

33rd

36Michigan State UniversityBroad Graduate School of Management56,626150

34th

27The Ohio State UniversityFisher College of Business61,110228

35th

Not RankedUniversity of PittsburghKatz Graduate School of Business48,964158