PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O que você precisa saber para tirar o máximo do seu potencial

Opinião|M - MIT

Massachusetts Institute of Technology

Atualização:
Sloan School of Management Foto: Estadão

50 Memorial Drive, Suite E52-126

PUBLICIDADE

Cambridge, MA 02142 Admissions: 617.258.5434Email: mbaadmissions@sloan.mitWebsitehttp://mitsloan.mit.edu/mba/Apply Onlinehttp://mitsloan.mit.edu/mba/admissions/apply.php

 

MIT é uma escola bastante conhecida por sua intima conexão com o mundo da tecnologia e muitas vezes aqui no Brasil é considerada uma escola para engenheiros por sua forte base quantitativa. Sem dúvida, MIT possui um forte viés analítico e quantitativo, sem deixar de lado a criatividade e colaboração. Diferentemente de sua vizinha, Harvard, cujo método é quase exclusivamente o de estudo de casos, no MIT os alunos contam com projetos em grupo, discussões de casos com executivos, aulas expositivas, estudos de casos, e aulas práticas e laboratórios. O primeiro semestre é de matérias fundamentais e obrigatórias, em que os alunos são divididos em grupos de 6 ou 7 alunos, que juntos trabalharão para construir seus fundamentos em contabilidade, economia, comunicação gerencial, estatística e processos organizacionais. Ainda nesse período irão fazer uma eletiva em marketing,  estratégia, operações, ou finanças. Depois desse primeiro semestre, os alunos ganham liberdade para customizar seus estudos nos outros 3 semestres. As classes são de mais ou menos 68 alunos, com 10 a 12 times em cada classe.

O MIT vem colocando peso em ética e responsabilidade somadas à inovação em gestão. O peso da prática e das coisas acontecendo em tempo real pode ser impressionante. Numa aula, o professor por se conectar via Skype com um executivo da empresa que estão estudando e discutir aquele caso ao vivo.   Mens et Manus - mente e mãos é o moto do MIT, refletindo seu foco em aliar teoria com vivência prática. O aprendizado na prática é uma tônica do curso, misturando estudo de caso, projetos reais em empresas, dados históricos, e oportunidades para reflexão.

Sloan Innovation Period (SIP)

O SIP substitui o tradicional period de 13 semanas por um ritmo mais eficiente, permitindo exploração for a da sala de aula.O SIP ocorre na metade de cada semestre e oferece uma janela de uma semana para que os alunos mergulhem emu ma prática intensa. No primeiro semestre, o SIP concentra-se em tópicos de liderança e ética.

Independent Activities Period (IAP)

Publicidade

Opinião por Claudia Gonçalves
Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.