Claudia Gonçalves
24 de setembro de 2013 | 19h12
Massachusetts Institute of Technology
50 Memorial Drive, Suite E52-126
Cambridge, MA 02142
Admissions: 617.258.5434
Email: mbaadmissions@sloan.mit
Website: http://mitsloan.mit.edu/mba/
Apply Online: http://mitsloan.mit.edu/mba/admissions/apply.php
MIT é uma escola bastante conhecida por sua intima conexão com o mundo da tecnologia e muitas vezes aqui no Brasil é considerada uma escola para engenheiros por sua forte base quantitativa. Sem dúvida, MIT possui um forte viés analítico e quantitativo, sem deixar de lado a criatividade e colaboração. Diferentemente de sua vizinha, Harvard, cujo método é quase exclusivamente o de estudo de casos, no MIT os alunos contam com projetos em grupo, discussões de casos com executivos, aulas expositivas, estudos de casos, e aulas práticas e laboratórios. O primeiro semestre é de matérias fundamentais e obrigatórias, em que os alunos são divididos em grupos de 6 ou 7 alunos, que juntos trabalharão para construir seus fundamentos em contabilidade, economia, comunicação gerencial, estatística e processos organizacionais. Ainda nesse período irão fazer uma eletiva em marketing, estratégia, operações, ou finanças. Depois desse primeiro semestre, os alunos ganham liberdade para customizar seus estudos nos outros 3 semestres. As classes são de mais ou menos 68 alunos, com 10 a 12 times em cada classe.
O MIT vem colocando peso em ética e responsabilidade somadas à inovação em gestão. O peso da prática e das coisas acontecendo em tempo real pode ser impressionante. Numa aula, o professor por se conectar via Skype com um executivo da empresa que estão estudando e discutir aquele caso ao vivo.
Mens et Manus – mente e mãos é o moto do MIT, refletindo seu foco em aliar teoria com vivência prática. O aprendizado na prática é uma tônica do curso, misturando estudo de caso, projetos reais em empresas, dados históricos, e oportunidades para reflexão.
O SIP substitui o tradicional period de 13 semanas por um ritmo mais eficiente, permitindo exploração for a da sala de aula. O SIP ocorre na metade de cada semestre e oferece uma janela de uma semana para que os alunos mergulhem emu ma prática intensa. No primeiro semestre, o SIP concentra-se em tópicos de liderança e ética.
Laboratórios que visam combinar ação no mundo real com a teoria de sala aula. G-Lab – os alunos ajudam empreendedores em economias em desenvolvimento ao redor do mundo. O L-Lab pareia alunos com líderes para ajudar a implementar as inovações que geram responsabilidade social e sustentabilidade global. O S-Lab foca assuntos específicos de sustentabilidade.
Duplos programas:
O MIT oferece programas duplos como o LGO (Leaders of Global Operations) em conjunto com a escola de engenharia e o programa de 3 anos com a Harvard Kennedy School of Government.
Outros dois programas ineterssantes que o MIT oferece são o EMBA, programa de MBA executivo de 20 meses para aqueles com 10 ou mais anos de experiência e que queiram se desenvolver sem sair de seu trabalho e o Sloan Fellows Program in Innovation and Global Leadership, um MBA de 10 meses full-time condensado cujo publico alvo é similar ao do EMBA. O Master in Management é a versão acadêmica do MBA, em eu o aluno deve apresentar uma tese ao final e se destina a alunos internacionais para um mestrado –sanduíche.
Alguns pareciros internacionais do MIT incluem: SKK-GSB, Tsinghua University, Fudan University, e Lingnan (University) College; Chinese University Hong Kong, HEC Paris, IE Business School, Imperial College, Indian School of Business, e The Lisbon MBA Program.
MBA Rankings:
BusinessWeek (2012): 9
Forbes (2011): 10
U.S. News & World Report (2012): 4
Financial Times (2012): 7 (Global), 5 (U.S.)
The Economist (2012): 7 (Global), 7 (U.S.)
Custo do curso: $116,400
Orçamento para 2 anos: $177,898
Média de GMAT: 711
Faixa de GMAT: 660-760
GPA: 3.57
Taxa de aceitação: 16%
Alunos no Full-Time MBA: 790
Internacional: 45%
Mulheres: 34%
Idade média: 28
Salário Base: $119,000
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.