Foto do(a) blog

O que você precisa saber para tirar o máximo do seu potencial

Opinião|M - MBA em 2012 para onde foram as pessoas?

Uma pesquisa do GMAC, que é órgão dono do GMAT, exame de admissão para o MBA, publicou uma pesquisa que realizou com uma amostra das pessoas que prestaram o GMAT ano passado para saber onde/ tipo de curso que  estes candidatos estavam com intenção  de estudar.

PUBLICIDADE

Atualização:

O MBA ou o MBA+ Joint Degree (mais ou menos um duplo diploma com algum outro mestrado) foi/ foram o(s)  curso(s) com a maior preferência. No primeiro caso, 55% dos pesquisados queriam o MBA e no segundo, 28%. Apenas 18% mostraram interesse em cursos de mestrado em administração ou finanças (que também são cursos para os quais o GMAT é aplicado).

PUBLICIDADE

Neste último grupo, o baixo interesse pode ter algumas razões: primeiramente, estes mestrados atraem mais candidatos locais que internacionais e normalmente são cursos para entrada no mercado de trabalho.

Dos pontos que são mais relevantes para a escolha das escolas, o GMAC destacou:

  • Reputação do sistema educacional do país, atratividade da localização da escola, melhor preparo para carreira, e aumento de chances de trilhar uma carreira internacional.
  • As principais fontes de informação ainda são aquelas que as escolas podem ter influencia/ domínio: website da escola, profissionais de admissão e publicações/ brochuras das escolas; fora de influência direta das escolas ficam o contato com estudantes atuais e ex-alunos e as visitas às escolas.

O GMAC também comparou a distribuição de homens e mulheres para os cursos:

Publicidade

MBA de 2 anos: 60% homens; 40% mulheres;

MBA flexível (tempo parcial) - metade cada;

MBA online - 46% homens; 54% mulheres;

MBA executivo - 65% homens; 35% mulheres;

Mestrados em administração - entre 54 e 65% mulheres;

Publicidade

Mestrados em finanças - 53% homens e 47% mulheres.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Globalmente, parece que a presença feminina é mais alta em cursos mais flexíveis que permitam a continuidade das carreiras e progressão rápida. Sem dúvida, pode ser uma estratégia interessante para equilibrar com demandas da vida pessoal ou familiar (ter/criar filhos). Já o numero reduzido de mulheres no MBA executivo talvez se deva ao fato de já ocorrer numa etapa mais madura - normalmente quando se tem de 7 a 10 anos de experiência profissional - fase em que a mulher mais provavelmente tem que administrar vida profissional e familiar com mais intensidade e, portanto, tem menos espaço em sua vida para mais uma atividade demandante!

Metade dos candidatos pagam seu MBA ou Mestrado com recursos próprios ou empréstimos; 18% apenas tem suporte do empregador; 17% recebem bolsas; e 18% recebem ajuda dos pais.

Embora estes dados sejam globais e não tenhamos números específicos para Brasil nem América Latina, acredito que as tendências tenham sido as mesmas.

 

Publicidade

 

 

Opinião por Claudia Gonçalves
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.