L – Liberados os essays de Stanford
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

L – Liberados os essays de Stanford

Paula Braga

06 Junho 2016 | 11h20

A musa do Olimpo dos MBAs, nossa querida Stanford, liberou as perguntas dos essays para os candidatos de 2017.

 

Trata-se de um repeteco do ano passado:

  • O que mais importa para você e por quê?
  • Por que Stanford?

 

A primeira pergunta – o que mais importa para você e por quê – é a clássica de Stanford.  Já a fazem há alguns anos o que nos faz pensar que eles gostam do tipo de informação que recebem através dela.

 

O importante dessa pergunta é muito mais o “porquê” do que o “o quê”.  Muitas pessoas podem responder um “o quê” parecido (por exemplo, “o que mais importa para mim é a minha familia/carreira/fazer o bem/etc”).  O que vai diferenciar você do seu coleguinha é a motivação por trás dessa resposta.  E, para isso, dá-lhe auto-reflexão.  Stanford deixa claro em seu website que busca entender através dessa pergunta sua voz, seus valores, suas paixões e seus sonhos.  Esteja pronto para inspirar.

 

A segunda pergunta – Por que Stanford – é mais básica (outras escolas fazem perguntas semelhantes referente à propria instituição), porém não menos importante.  Fazer um copy/paste do que você escreveu para outras escolas e simplesmente colocar o nome de Stanford não vai colar.  É aqui onde você precisará mostrar toda a lição de casa que fez para entender profundamente sobre o programa, cultura e valores deles.

 

Juntos, os essays não devem ultrapassar 1,150 palavras, sendo que o primeiro tem 750 palavras à disposição e, o segundo, 400.

 

Os deadlines para as inscrições são:

Primeira rodada: 21 de Setembro

Segunda rodada: 10 de Janeiro

Terceira rodada: 5 de Abril (mas essa rodada nem compensa tentar, pois as vagas para estrangeiros já foram praticamente todas preenchidas)

 

Se você tem pretensões de prestar Stanford, deveria dedicar um tempo desde já para sua auto-reflexão.  Sem pressa, antes de começar a digitar qualquer coisa para seus essays, gaste um tempo pensando a respeito do que realmente importa para você.  Você pode fazer uma lista de fatos importantes na sua vida (pessoal e professional) e tentar identificar o fio conductor.  Você pode escrever livremente num caderno sobre o assunto, sem pretensões de chegar a qualquer conclusão, simplesmente dando espaço para o assunto na sua vida.

 

A grande dica aqui é: não seja preguiçoso no seu auto-conhecimento!  Se você quer que Stanford conecte-se com  suas paixões e seus valores, você precisa se conectar a eles antes de tudo.

 

Boa sorte e vamo que vamo!

stanford campus

 

 

Mais conteúdo sobre:

essayessays StanfordMBA