Paula Braga
13 de julho de 2020 | 12h57
Nesta semana, convidei a Dra. Renata Mendes, professora especialista em preparação de GMAT e TOEFL, para falar das mudanças que o TOEFL iBT sofreu ao se adaptar para sua versão Home Edition. Você pode achar que estamos falando de uma série de detalhes. E estamos. Porém são detalhes que se traduzem em dicas preciosas na hora de fazer a prova. E quem já tentou a prova sabe: cada minuto economizado, conta!
Portanto, se você pretende fazer a prova nos próximos meses, trata-se de um artigo imperdível 🙂
Com o distanciamento social imposto pela pandemia do Covid-19, a maioria das atividades comerciais tiveram que ser adaptadas ou reinventadas. Restaurante virou delivery, academia virou exercício por aplicativo, viajar virou faxinar, etc.) E a prova de proficiência de inglês TOEFL iBT? O que ocorreu com a tradicional prova presencial?
O que antes acontecia em centros de testes espalhados por várias cidades ao redor do mundo, o TOEFL iBT, elaborado e aplicado pela Educational Testing Services (ETS), agora conhecido por TOEFL iBT Special Home Edition, pode ser feito no seu computador da sua própria casa, à princípio até o dia 30 de setembro de 2020. A comodidade de fazer a tradicional prova desde o conforto de seu lar é excelente, porém há alguns pontos que se recomenda prestar atenção.
Em primeiro lugar, vale ressaltar que a prova é igual àquela que os alunos fazem nos centros de testes. A pontuação das quatro seções é feita da mesma forma (30 pontos por seção), e o tempo para cada seção também continua o mesmo. Porém, existem algumas pequenas adaptações, usando um computador de mesa ou laptop, obrigatoriamente com uma câmera instalada. Então, vamos lá:
Ahh, por sinal, “proctor” significa inspetor de provas. Portanto, o programa nada mais é que o inspetor remoto que estará com você durante toda a prova, utilizando a câmera do seu computador, e te auxiliando caso haja algum problema durante a prova. Vale ressaltar que esse inspetor terá visão completa do seu ambiente de prova, ou seja, ele poderá ver tudo ao seu redor e atrás da sua cadeira. É de suma importância seguir as orientações do site da ETS de como se vestir (dress-code); por exemplo, não usar bonés, chapéus, ou brincos, e cabelo longo deve estar preso.
Quero aqui mencionar que já tive alunos que demoraram mais de uma hora para começar a prova pois não conseguiam desinstalar o “firewall”. Eles precisaram da ajuda do inspetor e de um especialista da “ProctorU” para então seguirem as instruções passo-a-passo. Finalmente tudo deu certo.
Em função desses pequenos, mas significativos detalhes mencionados acima, você pode esperar algum atraso para o início da prova. Sabendo disso, não se esqueça de se alimentar bem antes da prova.
Boa sorte e que você consiga sua nota tão desejada!!
Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP, com tese sobre o curso preparatório para o Exame de Proficiência em Inglês TOEFL iBT, mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialização em Docência para o Ensino Superior pelo SENAC, graduação em Lazer e Indústria do Entretenimento pela Universidade Anhembi Morumbi. Professora autônoma de inglês e tradutora-intérprete inglês-português, membro do grupo de pesquisa Gealin – Abordagem Instrumental e Ensino-aprendizagem de Línguas em Contextos Diversos, da PUC-SP, e assistente editorial da Revista Acadêmica the ESPecialist, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC-SP. Elaboradora de Curso Preparatório para os Exames TOEFL iBT, IELTS e GMAT Verbal, ministrados na modalidade 1-to-1 com material didático exclusivo para brasileiros.
Contato: simoes.re@gmail.com
Site: www.toefl121.com.br
CV Lattes: acesse aqui
Blog: acesse aqui
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.