Foto do(a) blog

O que você precisa saber para tirar o máximo do seu potencial

Opinião|Diário de uma (recém-descoberta) procrastinadora

Uma das atividades que proponho para meus clientes que precisam de maior produtividade é fazer um diário de todas suas atividades durante dia. O objetivo é  entendermos quais são os ladrões de tempo.  Com isso, determinamos que atividades ele pode eliminar, quais delegar e, por fim, como encontrar tempo para focar no que é mais importante.

PUBLICIDADE

Atualização:

 

Ao dedicar meu domingo para escrever minha tese, comecei notar alguns comportamentos sabotadores (como escrever esse texto), o que me motivaram a fazer esse diário eu mesma.

 

Portanto, minha ideia aqui é compartilhar tudo que foi me tirando do meu foco. Ou seja, o que entre uma escrita de tese e outra, eu fiz.

 

Primeiramente, vale esclarecer: meu objetivo para o dia é terminar o referencial teórico do minha tese de mestrado.  Então bora lá.

 

6:00 - Acordei, mas achei muito cedo para começar, afinal é domingo. Deixa eu terminar de escutar o podcast do Tim Ferriss que comecei ontem à noite

7:30 - fim do podcast e do cochilo

Publicidade

7:40 - 10 minutos de bike (firme e forte no desafio MQN - melhor que nada)

7:55 - determinada em ter um dia produtivo, testei pela primeira vez um tal de Supercoffee, bebida que promete foco para seus usuários

8:00 - sentei na cadeira. Bora!

8:10 - escrevi micro texto para linkedin motivada pela louça da pia

8:30  - preocupação sobre aniversario da minha filha. Será que faz sentido uma festinha, por menor que seja, durante essa pandemia?

Publicidade

8:40 - lembrei que não tinha escovado o dente ainda

8:50 - 10 flexões de braço. Afinal, se não estou escrevendo, pelo menos deveria fazer algo produtivo

9:00 - mensagem para mãe sobre visitar a vó juntas hoje.

9:01 - Word travou ao salvar esse texto. Medo de perder o arquivo da tese que também - obviamente - estava aberto. Considerei um sinal para voltar para tese.

9:23 - Computador travou por falta de espaço. 10 minutos dedicados e deletar programas.

Publicidade

9:38 - checando whatsapp para ver se mãe respondeu sobre visita à vó

PUBLICIDADE

10:00 - terminei meu primeiro litro de água do dia. Nada como ter que focar para dar uma vontade louca de me ficar me hidratando. No dia a dia, eu quase não tomo água por preguiça de ficar indo ao banheiro. Mas hoje...

10:53 - após consultar amigos no whatsapp, decidi pela não festa.

10:54 - Fiquei com fome. Melhor fazer um lanchinho pois barriga vazia é a casa do diabo. Ou seria cabeça vazia? Na dúvida, melhor comer.

11:00 - Encantada com as rodelas de banana que parecem sorrir para mim.

Publicidade

11:07 - volta do trabalho. Pensando que preciso enrolar mais uma hora antes de ser aceitável almoçar.

11:36 - fuçada no Rappi para ver opções de almoço. Decepção que La Guapa está fechado.  Dado que minha primeira opção não será possível, preocupada que vou perder tempo refletindo sobre o que comer.

11:52 - ágil como uma ninja, tive um insight sobre a torta de frango do Insalata, e prontamente fiz meu pedido.

11:54 - relendo esse texto, chocada com quantas vezes já me desvirtuei do meu foco.

12:24 - chegou Rappi.  Almocei e assisti um episódio de I May Destroy You.

Publicidade

13:28 - Retorno ao computador.

14:49 - Terminei o segundo litro de água e busquei (devidamente consumindo) um pequeno chocolate.  Que fique claro que foi pequeno, pois espécime grande não foi encontrada.

15:57 - lembrei que preciso trocar um presente de Natal. Já vai fazer quase um mês desde que o ganhei. Não sei se conseguirei trocá-lo ainda, mas decido dar uma passado correndo na loja para tentar.

17:57 - Retorno ao computador após emendar a troca do presente com a visita à vó mais um lanchinho básico

18:55 - Sinto que terminei uma versão apresentável à minha orientadora.  Sei que não será a versão final, mas pelo menos tem uma coerência.  Como premio, vou me dar um banho com direito a lavar a cabeça o que, se você também é mãe de uma criança de 2 anos, sabe que se trata de um luxo.

Publicidade

 

É capaz que eu ainda olhe para meu draft algumas vezes hoje mas, dado que o 90% do que vou entregar está escrito, vou parar o acompanhamentodo dia por aqui.

 

Conclusões que chego sobre minha performance que podem ajudar você na sua organização:

 

  • Chocada com a quantidade de interrupções. Quase 30, sendo que muitas (geralmente associadas a checadinhas em mídias sociais) eu nem anotei. Nunca me considerei uma pessoalmente especialmente procrastinadora mas, olhando esse registro, acho que mudei de ideia --> OU SEJA, MESMO QUE VOCÊ NÃO ACHE QUE SEJA UM PROCRASTINADOR, FAÇA O TESTE. VOCÊ PODE SE SURPREENDER.
  • O máximo de tempo que consigo focar em uma tarefa é uma hora. --> NÃO SUPERESTIME SEU TEMPO DE FOCO.
  • Ter relativa clareza do que eu precisaria escrever hoje me ajudou a, mesmo com todas as interrupções, atingir meu objetivo. --> METAS CLARAS SOBRE O QUE FAZER NOS (BREVES) MOMENTOS DE FOCO SÃO CRUCIAIS PARA AVANÇAR NO OBJETIVO.

 

Então é isso.  Se você leu o texto inteiro, parabéns, você praticamente já pode se considerar meu amigo, pois conhece bastante da minha vida :)  Mas, brincadeiras à parte, acho que a reflexão sobre como usamos nosso tempo é válida.  No mínimo, você vai sair dessa experiência sabendo mais sobre você mesmo.

 

Bora tentar?

Publicidade

 Foto: Estadão

 

Opinião por Paula Braga
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.