Vença a pressão do vestibular com dicas do Glória

Vença a pressão do vestibular com dicas do Glória

Colégio Marista Glória

20 Julho 2018 | 10h40

Não há o que discutir: vestibular é pressão!

Mas, de acordo com a professora Renata Borelli, o estudante tem todos os recursos para fazer dessa pressão, um desafio já vencido! Confira as dicas:

Faça uma lista de prioridades a começar pela autorresponsabilidade, ou seja, cumprindo as metas às quais se propôs. Nada é menos ou mais importante – vida em família, social, escolar – e sabemos que na fase do vestibular a agitação interior é anda maior que a exterior, por isso, organize-se.

Estude de modo organizado, tendo como meta ser o melhor, e isto não significa “viver estudando”, mas estudar na certeza de que este caminho trará resultados, sem ficar preso à quantidade de candidatos por vaga, pois esta pressão traz instabilidade e gera muita ansiedade.

Converse com ex-vestibulandos bem-sucedidos. Eles podem dar dicas do que viveram na prática, como organizar cronograma de estudos a partir dos horários determinados, deixar de lado as redes sociais e o whatsapp nos momentos de estudo, desligar o celular, selecionar um ambiente que se torne associado ao ato de estudar, pesquisar, ler e ter muito foco.

Aceite suas limitações humanas, mas não desista. Haverão momentos de instabilidade, que fazem parte de toda a trajetória de vida. Mas há algo que já foi construído anteriormente: o propósito, a meta, que não podem ser perdidos de vista. Respirar fundo e retomar, realinhar e recomeçar são as ações pertinentes e necessárias.

Descubra seu modo de estudar. A partir dessas dicas gerais, como mapear conteúdo, organizar cronograma (fazer no papel mesmo!), criar um calendário e associar a determinação à autorresponsabilidade e às novas atitudes para buscar a sua meta, encontre um formato que te motive diariamente e dê o seu melhor.