PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Opinião|Projetos de vídeo do Marista Glória podem chegar a periferia

Professor de Ciências do Colégio Marista Glória pretende compartilhar vídeos sobre temas científicos com alunos carentes 

Atualização:

Como avaliar os alunos adequadamente em um momento que as aulas acontecem no modelo híbrido? Partindo dessa premissa, o docente da disciplina de Ciências do Colégio Marista Glória, Wagner Eduardo Gonçalves, propôs aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, a produção de projetos científicos que analisassem, além da aprendizagem, as habilidades da turma.

PUBLICIDADE

Após abordarem as condições favoráveis para a existência de vida no planeta Terra, o professor sugeriu o primeiro o tema a ser abordado pelos estudantes: "O que são exoplanetas?", conforme sugestão do material didático (SME - Sistema Marista de Educação), planetas que se encontram fora do Sistema Solar, em órbita de outras estrelas, ou seja, fazem parte de outros sistemas planetários. Até 2019, a NASA já havia confirmado a existência de mais de 4000 exoplanetas e de pouco mais de 3000 sistemas planetários.

O trabalho foi em formato de pesquisa em grupos e apresentado em vídeos. Roteiro, produção, edição e desenvolvido foi todo realizado pelos alunos, tendo como principais pontos para a avaliação o conteúdo proposto, a apresentação e a criatividade de cada projeto.

"Fiquei impressionado como eles dominavam a produção de roteiros e o uso de aplicativos para edição de vídeo, sobretudo o uso da criatividade. Trabalharam como profissionais", alegra-se o professor. "Foi um processo de avaliação tão positivo que pretendo ampliar para outros conteúdos", emenda.

 

Compartilhando o saber 

Publicidade

Devido a qualidade dos projetos apresentados, a turma já pensa em produzir mais conteúdos para compartilhar conhecimento sobre diversos outros temas relacionados às Ciências, com alunos de projetos sociais da cidade de São Paulo.

Segundo o professor Wagner Gonçalves, a ideia é criar vídeos sobre assuntos que trazem curiosidades, como sistema solar, propriedades do ar, entre outros temas, que possam ser disponibilizados para os estudantes de outras instituições, por meio do YouTubeWhatsApp e outras ferramentas de compartilhamento.

"É uma maneira do conhecimento não ficar apenas dentro de nosso colégio. Queremos ampliar a difusão do saber para que chegue ao maior número de pessoas possível, o saber transforma pessoas e pessoas transformam o mundo, certamente essa é uma das melhores contribuições para a nossa comunidade", ressalta o docente.  

Opinião por Colégio Marista Glória
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.