Professor dá dicas para você se sair bem na redação do ENEM

Professor dá dicas para você se sair bem na redação do ENEM

Colégio Marista Glória

06 de outubro de 2015 | 15h31

O ENEM está chegando e o professor de Literatura e Produção Textual, Nedilson Santos, elaborou oito dicas preciosas para um bom desempenho na Redação. Acompanhe:

1- Para ser um redator competente, é necessário que a pessoa se predisponha a praticar a escrita com certa constância e disciplina. No caso da redação, tal prática irá garantir uma mínima intimidade com essa modalidade da linguagem e isso tornará mais fácil a expressão das ideias num momento de tensão. Portanto, pratique!

2-  Preste atenção no aspecto formal do texto. Geralmente, pede-se que o candidato componha uma redação com até trinta linhas. Nesse caso, estruture o seu texto em cinco ou, pelo menos, quatro parágrafos. Essa disposição de parágrafos facilita a organização das ideias e a percepção do percurso textual, que deve apresentar uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão.

3- Estruture seu primeiro parágrafo de acordo com o número máximo de linhas projetadas para cada um deles. Considere, então, um parágrafo inicial com sete linhas, no qual as três iniciais possuem a função de introduzir objetivamente o tema com uma contextualização concisa. Essa introdução pode já sugerir, ou até mesmo explicitar, a opinião do redator em relação ao tema proposto.

4- As quatro linhas seguintes podem ser dedicadas à exposição dos argumentos que serão utilizados no desenvolvimento de seu texto. Opte por dois tópicos argumentativos, cada um deles exposto em duas linhas.

5- Esquematicamente dizendo, temos o seguinte formato:

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6- Os elementos de coesão devem ser bem utilizados a fim de manter uma relação de sentido eficiente entre essas partes citadas.

7- Retome os dois tópicos argumentativos, respectivamente, nos dois parágrafos seguintes, explicando, justificando, ilustrado com dados da realidade que possam ser percebidos por todos e, se possível, referendado por outros autores.

8- Por fim, elabore uma conclusão relacionada ao tema e, de preferência, aos dois argumentos expostos. Essa conclusão precisa conter uma proposta de intervenção plausível e objetiva, mesmo que simples.