PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Opinião|Estudantes do Marista Glória levam solidariedade ao litoral paulista

Alunos realizam uma semana de atividades e vivências em comunidades em vulnerabilidade social para retornar as suas realidades com outros olhares sobre as injustiças sociais existentes

Atualização:
 

A cidade de Santos, no litoral paulista, recebe a visita de alunos do Colégio Marista Glória desde o último domingo (14) para uma semana de atividades solidárias em comunidades em vulnerabilidade social. Ao todo mais de 60 jovens de três cidades diferentes que usam férias de julho para fazer o bem durante a 14ª Missão Solidária Marista (MSM), uma ação de voluntariado promovida pela Rede Marista de Colégios (RMC) e pelas Escolas Sociais do Grupo Marista.

PUBLICIDADE

Até este sábado (20), os estudantes vão conhecer melhor as atividades do Centro Social Marista Lar Feliz e conviver com as crianças e moradores do bairro Vila Nova. A MSM provoca os jovens a saírem de sua própria comodidade e terem a coragem de alcançar as periferias que mais precisam em todo o País. De acordo com o coordenador nacional do projeto, Matheus Henrique Alves, o objetivo dessas visitas missionárias é promover a sensibilidade e a troca de experiências.

"Nosso foco é educar para a solidariedade, com um aprendizado recíproco e com diálogo, por meio da imersão em realidades desafiadoras", afirma Alves. Eles estão alojados em casas de famílias da região e do Centro Social Marista para se aproximar da realidade local e estreitar a troca de experiências. Para a assistente de pastoral do Marista Glória, Yasmin Nascimento, as experiências durante uma missão são muito ricas e transformadoras. "Nos preocupamos em formar cidadãos conscientes e solidários. Testemunhar e anunciar os valores do Evangelho, atuando de forma solidária, especialmente entre crianças e jovens, é o melhor caminho para construção de uma sociedade mais fraterna", avalia.

Ex-aluno do Glória, Austin O. Christopher, de 18 anos, participa pela segunda vez da MSM porque se encantou com o trabalho realizado pelos missionários. "Achei incrível o que conseguimos fazer por uma comunidade em apenas uma semana. É uma experiência que levaremos com a gente para o resto de nossas vidas. Acredito que fazer o bem para o outro seja mais gratificante que qualquer viagem de férias. Ver o sorriso no rosto de quem ajudamos é muito emocionante e recompensador", afirma.

Poder ouvir e ajudar jovens em situação de vulnerabilidade social é o objetivo de Laíssa Moura Basílio, estudante do Ensino Médio e voluntária da Pastoral Juvenil Marista (PJM). Ela acredita que viverá uma experiência única em Santos. "Espero aprender a ter mais empatia com o próximo, aprender a olhar o próximo como um irmão. Esta será minha primeira missão e não encaro como algo que me fara perder meu tempo de descanso das aulas. Meu propósito ao aceitar o convite para ser uma missionária é o simples fato da renovação de alma. É assim que me sinto ao fazer o bem, afinal somos jovens que trazem o jeito novo de ser", diz.

Publicidade

"Participei de outros eventos parecidos com a Missão Solidária e pude perceber que o comprometimento com o que foi proposto gerou um espírito de união e fraternidade. Estes são sentimentos que procuro ampliar este ano através de um ambiente que ainda não tenho familiaridade", afirma Thiago Henrique Siqueira Arias, também aluno do Ensino Médio, que espera aprofundar os conhecimentos sobre o que é a solidariedade e os impactos das indiferenças sociais.

[gallery columns="1" size="full" ids="1707,1704,1705,1706"]

Sobre a Missão Solidária Marista 2019 

Junto com estudantes dos Colégio Marista Arquidiocesano, Colégio Marista de Ribeirão Preto, Colégio Marista Asa Sul de Brasília (DF), Centro Social Marista Irmão Justino, Centro Social Marista Irmão Lourenço, Centro Educacional Marista Irmão Rui, os alunos deixaram sua marca na Baixada Santista. Eles participaram de atividades para revitalizar o Espaço Cultural Associação de capoeira do Mestre Bahia, no Morro de Monte Serrat, um dos mais conhecidos pontos turísticos da cidade de Santos.

Além disso, o grupo também ajudou nos trabalhos da ONG Sem Fronteiras, uma das principais cooperativas que realiza a triagem, separação e destinação do lixo reciclável produzido na cidade. Durante a visita, os jovens também proporcionaram as crianças e jovens da comunidade diversas oficinas, brincadeira e atividades socioeducativas.

Publicidade

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Em sua 14ª edição, a Missão Solidária Marista (MSM) reúne alunos do Ensino Médio dos Colégios Maristas, Escolas Sociais do Grupo Marista, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e cursos técnicos do TECPUC que trocam férias por uma atividade diferente. Participam do projeto voluntários a partir dos 16 anos que deixam de lado destinos tradicionais de descanso para ir a comunidades em situação de vulnerabilidade social em todo o Brasil.

Existente desde 1985, a MSM tem por objetivo a educação para a solidariedade, na perspectiva do aprendizado recíproco por meio da imersão em realidades sociais desafiadoras, sobretudo de crianças em situação de vulnerabilidade social. Em 2019, os destinos escolhidos são quatro cidades: Santos (SP), Caçador (SC), Fazenda Rio Grande e Guaraqueçaba (PR). Ao todo, 310 jovens de diferentes cidades do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Goiás participam da MSM 2019.

Opinião por Colégio Marista Glória
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.