Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Opinião|Estudantes do Glória se unem para adquirir painéis solares para instituição social

Marista Escola Social Robru será uma instituição beneficiada com uma iniciativa

PUBLICIDADE

Atualização:

Os alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Marista Glória se uniram em um projeto de conscientização para que o Marista Escola Social Robru, localizado no Jardim Robru, um bairro do distrito da Vila Curuçá, na capital paulista, passe a utilizar painéis solares. Uma "vaquinha" para ajudar na compra dos painéis é também uma das possibilidades.

PUBLICIDADE

Os painéis solares são um equipamento utilizado para realizar a conversão da luz do sol em energia elétrica por meio da captação de raios solares. O investimento na instalação de painéis fotovoltaicos podem gerar uma economia de 95% ao final do mês, principalmente com o acionamento da bandeira vermelha no patamar 2 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), devido à crise hídrica que assola o país.

Por meio da disciplina Itinerários Formativos de Ciências da Natureza, sob supervisão da professora Lhoyane de Moraes Oliveira e Oliveira Figueiredo, os alunos configurados para estudar sobre a solução para problemas energéticos. A discussão está embasada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

 

Durante as aulas, primeiros, os alunos propuseram a utilização dos painéis solares para o próprio Colégio. Porém, compreenderam que para a realidade cotidiana de um espaço com mais de 1,5 mil pessoas, poderia não ser viável.

"Ao estudar o tema com mais profundidade, uma turma avaliou que faria mais sentido ajudar uma instituição voltada ao ensino de educação gratuita a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A economia gerada com a utilização dos painéis, contribuirá para o melhor funcionamento do Marista Escola Social Robru ", esclarece a professora Lhoyane.

Publicidade

Para compreender melhor o funcionamento dos painéis, os alunos estão produzindo uma miniestação de carregamento de celulares.

"Além disso, estão peregrinando pelo Colégio falando em todas as séries sobre o projeto. Estão tentando conscientizar os colegas e também a mantenedora da Escola a investir em uma energia considerada mais sustentável. Afinal, o objetivo é mudar o mundo para melhor ", completa a docente.

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil possui atualmente mais de 518 mil sistemas solares fotovoltaicos. A vida útil chega a cerca de 25 a 30 anos. O retorno financeiro é de 15% a 30% ao ano, segundo especialistas.

Opinião por Colégio Marista Glória
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.