Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Opinião|Colégio Marista Glória estimula prática do xadrez entre alunos e seus familiares

Uma das novidades no Colégio Marista Nossa Senhora da Glória, em 2016, é o ensino e a prática de xadrez. Tabuleiros estão sendo espalhados por vários pontos do Colégio para estimular professores, alunos e seus familiares a jogarem. Segundo o professor responsável, Cristiano José, que também trabalha "Lógica" nas aulas de substituição, o xadrez reúne jogo, ciência e arte!

PUBLICIDADE

Atualização:
 Foto: Estadão

"É um jogo porque é uma representação, uma analogia lúdica de uma prática que remete às manobras e embates militares; uma ciência porque demanda estudo contínuo e possui linhas teóricas desenvolvidas por grandes intelectuais", explica.

PUBLICIDADE

Já a relação com a arte, no entendimento do professor Cristiano, está nas possibilidades de improviso que o xadrez oferece. "Existem 170 setilhões de maneiras de fazer os dez primeiros movimentos em uma partida de xadrez. E, depois de apenas quatro lances, o número de combinações possíveis chega a 315 bilhões. Essa extensão combinatória riquíssima faz do xadrez algo lógico e imprevisível ao mesmo tempo. Por isso me permito compará-lo à música, uma das mais belas representações artísticas", compara.

O professor salienta ainda que a prática do xadrez contribui para aumentar a concentração, a paciência e a perseverança, assim como ajuda a desenvolver a criatividade, a intuição, a memória e, o mais importante, a habilidade para analisar e deduzir a partir de um conjunto de princípios gerais, aprendendo a tomar decisões difíceis e a resolver problemas de maneira flexível. Dessa forma, contribui com o processo de formação dos estudantes.

 Foto: Estadão

Para estimular o envolvimento de toda a comunidade escolar com o xadrez, o professor Cristiano está organizando as seguintes atividades:

Desafios da semana:

Publicidade

Toda semana será lançado um desafio, representado por situações-problema que devem ser analisadas e resolvidas. Os desafios estarão distribuídos nos tabuleiros espalhados pelo Colégio com a reprodução da posição e instruções sobre a resolução, e também serão divulgados na página no Facebook.

Ranking de xadrez do Glória:

Nesse mês de março, acontecerá uma competição permanente aberta a todos os alunos e educadores do Glória, sendo que todos os convidados poderão jogar quando quiserem, precisando, apenas, informar o resultado ao professor Cristiano para a computação dos dados. Além disso, as posições de cada enxadrista serão publicadas a cada 15 dias, nas redes sociais do Colégio.

Torneios relâmpago:

Semanalmente, às sextas-feiras, serão realizados torneios breves, das 17h às 18h, com tempo máximo de 10 minutos cada jogo.

Publicidade

 

Opinião por Colégio Marista Glória
Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.