PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Opinião|Board games oferecem muito mais do que diversão

Jogos educativos são importantes aliados na educação, além de auxiliarem no aperfeiçoamento de habilidades socioemocionais

Atualização:

Os board games, também conhecidos como jogos de tabuleiro modernos, podem trazer muito mais do que diversão. Por meio deles, é possível aprender de forma interdisciplinar e engajar os alunos em sala de aula com recursos lúdicos e criativos. Com os jogos, é possível trabalhar uma grande variedade de conteúdos, exercitando a criatividade e o pensamento lógico, além de desenvolver a cooperação e o respeito com o coletivo.

"O uso dos board games estimulam novas formas de pensar, fortalecendo e treinando a cognição", explica a coordenadora do Núcleo de Atividades Complementares (NAC) do Colégio Marista Glória, Rafaela Jorge de Oliveira. Além de desenvolver o raciocínio lógico, uma habilidade que pode ser aplicada em diversas vertentes do conhecimento, os alunos se divertem em um ambiente de disputa saudável e educativo.

 

PUBLICIDADE

A combinação de diferentes ferramentas pedagógicas permite que os estudantes desenvolvam um leque maior de inteligências, competências cognitivas e socioemocionais. Trabalhando de forma mais ampla, nas diferentes disciplinas que integram o currículo, essa atividade se revela importante na resolução de problemas, estratégia, raciocínio lógico, criatividade, socialização e integração.

Fora do ambiente escolar, os pais também podem buscar conhecer jogos educativos que possam ser jogados em casa. Segundo Rafaela, tanto alunos quanto pais relatam que, a partir do uso de jogos, tiveram um melhor desempenho nas disciplinas de exatas e melhor participação nas aulas de educação física, por exemplo.

Veja alguns benefícios que os board games podem trazer:

Publicidade

  1. Ajudam no desenvolvimento cognitivo e social: habilidades sociais podem ser aperfeiçoadas com o uso de jogos, ajudando a integrar a criança ao coletivo. Elas também aprendem a seguir regras e compartilhar com os outros. Habilidades cognitivas, como reconhecer números e padrões e até calcular estimativas, podem ser aprendidas.
  2. Incentivam a interação social: a maioria dos jogos é projetada para ser jogada em grupo, isso ajuda a evitar a solidão e a construir relações positivas.
  3. Promovem a reunião em família: alguns jogos são desenhados especialmente para serem jogados em família. Essa é uma grande oportunidade para todos se reunirem e participarem de algo juntos, longe de TVs, celulares ou tablets.
  4. Reduzem a ansiedade: jogar ajuda a manter o equilíbrio mental e a relaxar. Isso porque os jogos promovem a imaginação, sendo possível se envolver na narrativa que está sendo criada, como construir civilizações ou ferrovias.

 

 

 

Opinião por Colégio Marista Glória
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.