Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Opinião|Alunos fazem repelente natural contra o Aedes aegypti no Colégio Marista Glória

Crianças, de 4 e 5 anos, da Educação Infantil do Colégio Marista Glória, foram para o Laboratório de Ciências produzir um repelente natural contra o Aedes aegypti. Desde o início do ano, elas receberam informações sobre como combater o mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da febre Chikungunya.

PUBLICIDADE

Atualização:
 Foto: Estadão

Produzido à base de citronela, plantada no próprio Colégio, o repelente foi testado pelo Técnico do Laboratório Wagner Gonçalves, que pesquisou sobre as essências naturais que combatem o mosquito. Durante a aula, as crianças também observaram algumas larvas do mosquito utilizando lupas.

PUBLICIDADE

"Usamos folhas de citronela, e realizamos a extração da essência por destilação, produzindo o hidrolato. Como é um produto natural, a proteção que ele oferece na pele é bem curta. Mas, como faremos um repelente para uso ambiente, sua duração será bem maior", conta Wagner.

A citronela utilizada foi colhida no 'Caminho dos Sentidos', um espaço do Colégio que aguça a sensibilidade das crianças com cores, apitos, sinos, uma fonte de água, plantas e ervas com cheirinhos, que ajudam a despertar os cinco sentidos.

 Foto: Estadão

Na aula os alunos se dividiram em grupos, cortaram a citronela, e depois viram como é produzido o repelente. Durante a atividade também tiraram dúvidas sobre o mosquito, as doenças que ele transmite e as formas de prevenção.

"Já tivemos uma aula no laboratório sobre o mosquito. As crianças estavam animadas com a experiência de fazer um repelente e coroar esse processo de aprendizado. Embora pequenas, elas são antenadas e compreendem bem o assunto", diz o técnico.

Publicidade

[gallery ids="408,400,401,407,405,404,406,403,399"]

Opinião por Colégio Marista Glória
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.