Alunos do Glória criam partidos políticos para discutir as eleições no Brasil

Alunos do Glória criam partidos políticos para discutir as eleições no Brasil

Colégio Marista Glória

05 de maio de 2022 | 18h45

Turmas dos 9ºs anos do Ensino Fundamental do Colégio Marista Glória se dividem em grupos para criação de partidos, debates e campanhas eleitorais

O Colégio Marista Glória, buscando conexões com o dia a dia dos estudantes, estimulou as turmas dos 9ºs anos do Ensino Fundamental – Anos Finais, a desenvolver o projeto intitulado “A criação de um partido político”.

Depois de muitas pesquisas, os alunos começaram a colocar a aprendizagem em prática. Após criarem seus partidos, identidades e características, os alunos começaram a trabalhar, nas disciplinas de Ensino Religioso, História e Língua Portuguesa, questões sociais que envolvem o cotidiano da sociedade, como desigualdade social, família, preconceito, inflação, meio ambiente, cultura, entre outros temas. A partir dessa premissa, os alunos se dividiram em partidos, cada um na defesa de uma ideologia ou setor. O colégio também irá promover um encontro entre os grupos (divididos em partidos políticos), simulando um debate de televisão e a campanha eleitoral.

“Como já nos mostrou Paulo Freire, só ocorre a aprendizagem quando houver participação consciente dos estudantes. O aluno é o protagonista de seu conhecimento; seus saberes e suas experiências são essenciais ao seu aprendizado e ao desenvolvimento da cidadania”, afirma a diretora do Colégio Marista Glória, Claudia Ayres Paschoalin.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.