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Opinião|Alunos apresentam seminário e preparam receitas saudáveis na aula de Ciências

O seminário é uma estratégia para o desenvolvimento da oralidade, protagonismo e aprendizado em sala de aula.  Com o auxílio de recurso audiovisual, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Glória agruparam-se em trios e quartetos para apresentar um seminário sobre a composição química e a funcionalidade dos alimentos. Em seguida, eles ofereceram uma pequena degustação do alimento escolhido e distribuíram panfletos informativos para os colegas de classe.

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Atualização:

 

 Foto: Estadão

Segundo a professora de Ciências, Natália Palermo, a ideia da apresentação era que cada grupo escolhesse uma receita de consumo cotidiano e conhecesse a elaboração e os componentes usados, para, assim, buscar alternativas mais saudáveis para o preparo. Por exemplo, os grupos fizeram a troca da farinha branca por farinha integral, substituíram os grandes volumes de óleo vegetal por iogurte, e reduziram a quantidade de açúcar refinado utilizado nas receitas.

 

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"Essa atividade é uma forma de os alunos treinarem a apresentação e também um estímulo para que experimentem novos alimentos ou variem as formas de consumo, ampliando o paladar e estimulando um hábito mais saudável", diz  Natália.

 

A professora conta que um dos grupos fez a receita do Yaki Manju, um tradicional doce japonês feito com feijão azuki. O doce é rico em proteínas, fibras, ferro e cálcio, quase não apresenta gordura, e uma porção tem somente 7% de carboidrato (açúcares). Outro grupo desenvolveu a torta integral de vegetais, feita com baixo teor de gorduras, sódio e carboidratos quando comparada com a receita tradicional.

 

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Opinião por Colégio Marista Glória
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