PUBLICIDADE

Mostra UNESCO 2016

Bem-vindo ao show de aprendizagem do Colégio Magno/Mágico de Oz!

Por COLÉGIO MAGNO/MÁGICO DE OZ
Atualização:

Na festa do conhecimento, anfitriões do Alfa ao Ensino Médio receberam os convidados com um verdadeiro show de tecnologia e criatividade. Entre uma explicação e outra, ficava fácil compreender questões fundamentais, como o Entendimento Global e o Desenvolvimento Sustentável.

 Foto: Estadão

 

O Ano Internacional das Leguminosas foi celebrado em grande estilo e com muito sabor: caldinho de feijão, arroz com lentilha e homus (pasta de grão-de-bico de origem árabe) foram degustados à beira de um lindo pé de feijão!

 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

Uma grande maquete combinou robótica e sustentabilidade para reproduzir o sítio de agricultura sustentável visitado pelo 4º ano do Ensino Fundamental I. Aqui, o drone "semeador", feito em lego, teve participação especial na colheita de alface.

 Foto: Estadão

No espaço do Ensino Fundamental I, personagens que transformaram o mundo - Steve Jobs, Walt Disney, Leonardo da Vinci, Santos Dumont, Albert Einstein, Galileu Galilei, Steven Spielberg e Rosa Marks - foram homenageados com oficinas interativas. Pais e filhos adoraram a experiência de criar e compartilhar!

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Na Cozinha Experimental, os alunos do Ensino Médio foram acompanhados por gastrônomas em uma verdadeira aventura de sabores. Experimentaram novas receitas sem conhecer os ingredientes e provaram ser possível dar uma apresentação deliciosa para o que geralmente é descartado, como sementes de mamão e pedaços de língua que foram servidos como aperitivo.

Publicidade

O Ensino Médio mostrou as diversas áreas que levam ao Entendimento Global por meio de um jardim invertido, que retratou o filme O Menino e o mundo e o entendimento às avessas, e pelas salas "O planeta pede socorro", que mostrou a devastação ambiental e o desperdício de alimentos, e "A sua vez", com soluções para favorecer o bem-estar.

 Foto: Estadão

No palco da sala "Se eu fosse você", os alunos interpretaram personagens que levaram ao entendimento ou à falta dele pelo mundo, como Frida Kahlo, Nero, Joana d'Arc, Freddie Mercury e outros.

 Foto: Estadão

 

Na sala "A vida como ela é", os visitantes foram convidados a participar de oficinas sobre direitos humanos, xilogravura e um hangout com o ex-aluno e advogado Edgard Raoul Neto, que fez um grande trabalho humanitário na Europa.

Na "Bolsa de outros valores", o grupo arrecadou alimentos para o tradicional programa de voluntariado da Escola. Nesse "pregão", era possível escolher entre as produções dos alunos (livro de receitas poéticas, jornal, um balão olímpico com um quiz e um vaso com uma semente de girassol). A conscientização não parou por aí: os alunos realizaram um flash mob para chamar a atenção dos visitantes.

No Ginásio de Esportes, o drone foi o portador de boas notícias, levando a paz de Israel para a Palestina, com mensagens dos visitantes em uma garrafa, que reproduziam a passagem do livro lido pelos alunos do Ensino Fundamental II: Uma Garrafa no Mar de Gaza, de Valéria Zenatti.

Publicidade

 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

No Atrium, pais e filhos passaram por uma experiência inusitada: assistiram juntos a uma aula Google. Com os Chromebooks em mãos, trocaram experiências e reforçaram a ideia de "uma escola que aprende". Teve muito pai querendo voltar para a sala de aula!

PUBLICIDADE

Também aconteceram momentos de pausa e reflexão, como a exposição de fotos que retratou a tragédia de Mariana, com clicks feitos durante o estudo de campo do 8º ano do Ensino Fundamental II.

As Olimpíadas do Rio ganharam novo gancho, com o "Fórum Olímpico: o doping em debate", que teve a participação do esgrimista Renzo Agresta; do judoca medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, Denílson Moraes; do preparador físico da Seleção Brasileira de Vôlei Feminino e bicampeão olímpico, José Elias de Proença; e da professora de Ginástica Artística do Magno e árbitra internacional, Denise Lima.

 Foto: Estadão

Os alunos do Alfa promoveram um jogo da vida sustentável, no qual cada "casa" transmitia um recado muito especial escrito por eles. Aqui, os participantes eram convidados a fazer atividades vivenciadas no projeto O Mundo ao Meu Redor, que reproduzem situações do cotidiano e mostram que brincar é assunto sério.

 Foto: Estadão

A sustentabilidade esteve em alta com a campanha Adote Essa Ideia, que visa substituir o copo descartável por squeezes, em uma ação do Ensino Fundamental II a partir do projeto Observando os Rios, fruto de uma parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica.

Publicidade

A quantidade e a qualidade dos projetos apresentados na edição 2016 da Mostra UNESCO demonstram o quanto os alunos se envolveram e estão preparados para transformar a educação e colocar a mão na massa. Também demonstrou o quanto os pais participam e acompanham de perto o desenvolvimento dos filhos! Parabéns a todos pelo empenho em fazer do principal evento do Magno/Mágico de Oz uma grande festa do conhecimento.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.