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Blog dos Colégios

Todos os índios são iguais?

Dando continuidade ao estudo sobre a cultura dos povos indígenas no Brasil, o objetivo agora é problematizar o conceito genérico "índio" e, ao mesmo tempo, aproximar os alunos da realidade vivida por esse povo, que é marcada por uma imensa diversidade étnica e cultural.

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Por Escola Lourenço Castanho
Atualização:

Para iniciar a discussão, foi mostrada uma entrevista com o escritor indígena, Daniel Munduruku, na qual ele discute sobre estereótipos comuns agregados aos índios e desconstrói a ideia de que todos os indígenas são iguais.

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O estudo dos diferentes povos seguiu algumas chaves temáticas, como: nome do povo; parte do Brasil em que vive; dia a dia na aldeia; a aldeia e a casa; rituais e festas; vida dos curumins; saberes, conhecimento, arte, lendas e mitos; desenhos para representar um índio do povo; imagens que gostariam de mostrar sobre esse grupo e informações relevantes.

Com as categorias definidas para o trabalho, os povos escolhidos para serem explorados foram: Tupinambá, Ikpeng e Pataxó. Foram utilizadas dinâmicas diferentes para aula e diferentes fontes para as pesquisas. Nessa etapa, todas as informações coletadas foram registradas em um caderno de estudo, específico para o trabalho.

Para conhecer o povo Ikpeng, os alunos assistiram ao documentário "Das crianças Ikpeng para o mundo". Para o povo Tupinambá, foi assistido "Povo brasileiro - episódio 1: Matriz Tupi".

Em relação ao povo Pataxó, a dinâmica foi diferente. Os alunos entrevistaram a professora Marina Biella que esteve junto aos índios desse grupo, em Coroa Vermelha/BA, e compartilhou seus conhecimentos sobre o assunto. Um trecho do documentário "Konehop Ipu Ibá, os filhos da mata" também foi apresentado.

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Todos os conteúdos sobre os diferentes grupos foram registrados no caderno de estudos.

Na segunda etapa da pesquisa, feita com recursos tecnológicos, a exemplo do iPad, a turma foi dividida em quartetos. Cada grupo ficou responsável pelo estudo de um povo indígena, em especial.Essa atividade foi orientada passo a passo para seguir os procedimentos de consulta, as fontes e os registros de informações.

A última etapa dessa sequência didática foi organizada para que os quartetos pudessem planejar e produzir apresentações orais para toda a turma dos conteúdos coletados sobre a etnia indígena. Cada grupo teve autonomia para expor o trabalho. Cartazes, apresentações de Power Point, músicas, uso de trajes e adereços característicos, pequenas encenações e imagens no telão foram alguns dos recursos que puderam ser utilizados. Assim, foram finalizados os trabalhos sobre os povos indígenas.

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