Manter-se atualizado com a estrutura dos processos seletivos das principais universidades e faculdades brasileiras é uma missão quase impossível, inclusive para profissionais da educação. A impressão mais comum é a de que nossos filhos, para passar no tão desejado curso, farão provas e mais provas, todas elas buscando identificar aqueles que memorizaram a maior quantidade
Decidir qual o curso universitário irá cursar pode se transformar em uma grande angústia para os jovens. Às vezes, a decisão é muito difícil e o processo de escolha, doloroso. Antigamente, muitas escolas usavam os testes vocacionais. Hoje, é bem diferente. Um bom exemplo desta mudança é a estratégia da Lourenço: oferecer aos alunos que estão concluindo o ensino médio,
Trabalhos desenvolvidos no projeto científico do Ensino Médio selecionados para Expo em Fortaleza. Nos dias 7 a 12 de agosto, aconteceu em Fortaleza a MILSET Expo – Sciences International 2017 (ESI). O evento reuniu jovens de mais de 32 países para apresentarem trabalhos científicos que foram selecionados a partir de feiras como a FEBRACE (Feira
Educadores apresentando suas criações para outros educadores, inspirando novas possibilidades, incentivando a reflexão e revelando a busca pela excelência no oficio docente. Se fosse possível resumir em uma frase o que se viu no Mackenzie, no dia 27 de maio, essa seria ela. Acredito que um problema que tem acompanhado a educação brasileira desde sempre
Um dos conteúdos mais desafiadores para os alunos dos 8º anos costuma ser o estudo da análise sintática e a apreensão dos conceitos requeridos para esse estudo. Analisando maneiras de superar essas dificuldades, em 2016, foi desenvolvido um trabalho em sala para que, juntos, os alunos construíssem mapas conceituais que ajudassem no entendimento do assunto.
Em 2016, no componente curricular de Química, os alunos da 3ª série do Ensino Médio estudaram os fatores que alteram a velocidade das reações químicas. Por meio de discussões, exercícios, aulas expositivas e práticas, foram feitos experimentos para verificar as hipóteses levantadas. Para dar início às atividades, foi realizada uma discussão sobre a velocidade de
Para perceberem a relação sociedade, natureza e os problemas ambientais na relação homem com o meio, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II estudaram diversos aspectos, como: paisagens naturais, formas de relevo, intemperismo e erosão. A atividade iniciou-se com fotografias do Estado de São Paulo, para que os alunos pudessem analisá-las, com o
Dando continuidade ao estudo sobre a cultura dos povos indígenas no Brasil, o objetivo agora é problematizar o conceito genérico “índio” e, ao mesmo tempo, aproximar os alunos da realidade vivida por esse povo, que é marcada por uma imensa diversidade étnica e cultural. Para iniciar a discussão, foi mostrada uma entrevista com o escritor indígena,
Para aprender sobre a cultura dos povos indígenas no Brasil, no componente curricular de Ciências Humanas, os alunos do 4º ano realizaram, em 2016, pesquisas, debates e apresentações sobre o tema. Com discussões coletivas a partir de notícias jornalísticas que abordavam os conflitos entre indígenas e não índios em áreas urbanas e rurais, gerou-se a
Com o propósito de favorecer a imersão das crianças nas diferentes linguagens e levá-las a entender estruturas narrativas, os alunos do Infantil 5 desenvolveram métodos para interpretar, reproduzir e narrar histórias. Para iniciar a atividade, os alunos foram apresentados ao livro “Volta ao mundo em 52 histórias”. O conto escolhido para dar início ao processo
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