Imersão em tecnologia: alunos do Liceu representam a América Latina em curso na Holanda

Imersão em tecnologia: alunos do Liceu representam a América Latina em curso na Holanda

Liceu Escola

11 de setembro de 2019 | 17h56

Depois de uma rigorosa seleção entre estudantes de todo o mundo e que envolveu: carta de recomendação, formulários e um vídeo de apresentação, os alunos Ian Aguila Sanchez e Igor de Lucca Carneiro Antonio, ambos do 2º ano do Ensino Médio-Técnico em Eletrônica no Liceu, foram os únicos estudantes latino-americanos aprovados para a YBSS – (Young Brainport Summer School), escola de verão organizada pela Brainport Development, na região de Brainport, em Eindhoven, Holanda. Ao todo, participaram do evento 40 estudantes de todo o mundo e o objetivo principal foi discutir e levar aos alunos uma experiência rica em tecnologia que envolveu resolução de problemas hipotéticos e visitas a diversas empresas que operam em Eindhoven e no mundo.

Entre as empresas visitadas destacam-se a ASML, empresa holandesa fabricante de  máquinas para a produção de circuitos integrados; a divisão Médica da Philips; a Universidade de Tecnologia de Eindhoven; a fábrica da Huijbregts Groep, que opera na área alimentícia; e a Solliance, empresa que fabrica painéis de energia solar. Como resolução de problemas hipotéticos os alunos tiveram como missão criar um carro movido a energia solar.

Além da programação técnica, Ian e Igor também fizeram atividades de recreação que incluíram laser tag (estilo paintball, mas com armas a laser), sinuca, escaperoom (estilo escape 60’ existente no Brasil), jogos de realidade virtual e, no dia 15 de agosto, participaram de uma programação especial promovida pelo time do Eindhoven Philips Sport Vereniging (PSV).

Para Ian e Igor o evento “foi uma experiência única e inovadora que possibilitou entrar em contato com várias tecnologias que não passariam nem por nossa imaginação, além, claro, da imensa bagagem cultural que levaremos para o resto de nossas vidas”, enaltecem os alunos.

Confira abaixo a galeria de fotos dos alunos em atividades na Holanda. Os créditos da foto são para Bram Saeys.

 

Tendências: