PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog dos colégios

Alfabetização: o desafio do letramento

Participar do processo de alfabetização e letramento de uma criança ou adulto é ser um facilitador de um processo de descobertas dos mais bonitos e ricos, que será diferente para cada aluno. Aprender a ler é um divisor de águas importante na vida de todas as pessoas, e cabe a todas as nações um grande esforço para prover este direito a elas.

Por Instituto Singularidades
Atualização:

Letramento infantil

PUBLICIDADE

As singularidades de cada criança são definitivas no letramento infantil. Seu entorno - a família, a escola, os irmãos e os colegas - seria importantíssimo na forma com que ela irá interpretar o mundo e traduzi-lo em forma de letras. Cabe ao professor partir deste princípio em sua missão de alfabetização.

Para ajudar os docentes neste percurso, foi criado o curso Alfabetização: Concepções e Práticas, no Instituto Singularidades. Com 30 horas de duração, o curso é on-line e foi produzido em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), e coordenado pelas professoras Cris Mori e Sônia Madi.

O objetivo do curso é ter uma visão geral sobre o processo de alfabetização, levando-se em conta aspectos como infância, ensino, aprendizagem e sistema de escrita. As formas de contato da criança com a escrita e as práticas de alfabetização visando o letramento serão estimuladas, por meio de atividades escritas, leituras e vídeos.

O estudante também terá a oportunidade de compreender o impacto das mudanças na sociedade e no mundo no desenvolvimento infantil. "À medida que a sociedade se transforma, o conceito de letramento também", comenta Cris Mori.

Publicidade

Para saber mais: www.institutosingularidades.edu.brEntre em contato: singularidades@singularidades.com.br

 

Para saber mais: www.institutosingularidades.edu.brEntre em contato: singularidades@singularidades.com.br

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.