PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

O bebê não tem pressa...

Por Escola Vilaplay
Atualização:

 

 

Vivemos na era da pressa.... Temos pressa para ir ao trabalho, no transito, para entregar tudo no prazo.... Parece que nunca temos tempo.... Corremos contra o relógio!Com isso o que sentimos, o que vemos e escutamos são processados e muitas vezes nem percebemos... Quantas vezes você só escutou o passarinho cantando porque alguém te falou? Ou que o barulho da caneta da pessoa que está sentada ao lado só te incomodou porque alguém reclamou do barulho?

PUBLICIDADE

Mas para o bebê... Muitas vezes é a primeira vez que ele se depara com estas sensações!Ele tem a necessidade de ver tudo ao redor, presta atenção nos sons, movimentos das folhas.... Analisa cada detalhe da sua mão, seu brinco, a barba do papai.... Sentem a areia e apreciam minuciosamente o ambiente! Quantas vezes indagamos como o pequeno é capaz de encontrar objetos tão minúsculos e ficar horas analisando-o!

Pois é... O tempo dos bebês é outro.... As vezes não temos tempo (quem sabe até paciência) de deixar o bebê tentar.... Vai tentar rolar, damos uma ajuda. Tenta sentar, puxamos a mão. Esticou o braço, damos o brinquedo. Tenta encaixar, ajudamos. Oferecemos um brinquedo novo e logo mostramos tudo o que o brinquedo faz antes mesmo do bebê tentar e criar suas próprias estratégias...

Espere mais!Observe mais e descubra quanta coisa seu pequeno é capaz de fazer sozinho!Brincar nem sempre é estar ali, na ativa..., mas também é esperar, observar e deixar espaço para que o bebê descubra... A expressão dele ao descobrir algo novo é algo indescritível!E mais, é gratificante pois, a primeira coisa que ele faz é olhar para você e compartilhar a descoberta!

Talvez sejam os bebês que irão nos mostrar que o tempo necessita ser outro, e conseguiremos ser um pouco mais saudáveis, nos afastando desta doença urbana conhecida como "ansiedade", gerada pela velocidade anormal com que estamos levando a vida!

Publicidade

Os bebês e as crianças precisam de tempo. Quanto? O TEMPO deles!Será um "sensível exercício" desligar o automático!Observar mais, agir menos e deixar acontecer!

 

Nadja Azevedo Fisioterapeuta

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.