O bebê vai para escola, será cuidado amado e o que mais?
Estimulo? Bom ou ruim para o bebê?
Vamos entender que devemos sim oferecer oportunidades para o bebê se desenvolver, o que não devemos é forçá-lo a ter o desenvolvimento "esperado" pela família ou pelo rotulo da idade.
Cada bebê tem seu ritmo e ele deve ser respeitado. Porém , é bom saber o que devemos esperar de cada fase, e dentro dela propiciarmos condições para o bebê alcançar esse desenvolvimento.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO BEBÊ
De 0 a 4 meses - Como é:
- A boca é o centro do seu mundo;
- Coordena os reflexos;
- Fixa o olhar;
- De bruços, levanta a cabeça e a mantém erguida, cada vez por um período maior de tempo;
- Estende e encolhe braços e pernas;
- Começa a descobrir com os olhos o mundo que o cerca;
- Segue pessoas e objetos com o olhar;
- Vira a cabeça para o lado do som;
- Prende objetos pequenos quando colocados em suas mãos;
- Firma a cabeça;
- Coordena movimentos de mão e boca;
- Emite os primeiros sons parecidos com consoantes ou longos sons de vogais;
- Responde ao olhar e a vozes sorrindo;
- Expressa suas necessidades comunicando-se através do choro.
DE 4 A 8 MESES - Como é:
- Tem controle sobre o corpo;
- Começo da consciência de si mesmo;
- Reação circular secundária;
- De bruços, sustenta a cabeça, apoiando no antebraço e mão;
- Permanece sentado, sem apoio, alguns instantes;
- Movimenta muitos as pernas e braços;
- Vira de um lado para o outro, principalmente quando de bruços;
- Fica acordado por mais tempo;
- Descobre as mãos, observa-as e leva-as à boca;
- Agarra objetos segurando-os entre a palma da mão e os dedos;
- Resiste à retirada de objetos de sua mão;
- Começa a coordenar movimentos de mão e olhos (preensão);
- Consegue ver objetos com o olhar, cada vez por mais tempo;
- Investiga e localiza a origem do som (escuta vê e pega);
- Começa a balbuciar: combinam vogais e consoantes formando sílabas. Ex: ma, da, etc.;
- Presta atenção a quem fala e responde balbuciando ou sorrindo;
- Já percebe a expressão amável ou zangada;
- Começa a descobrir que pode expressar seus sentimentos e emoções;
- Repete ações que foram interessantes para ela.
De 8 a 12 meses - Como é:
- Tem condutas intencionais;
- Desenvolvimento das percepções;
- Exploração do espaço;
- Descobre seus pés, brinca e leva-os à boca;
- Vira-se com facilidade;
- Senta-se sem apoio;
- Consegue locomover-se;
- Arrasta-se e engatinha , dependendo da criança, anda;
- Utiliza braços e mãos como apoio para sentar-se e levantar-se;
- Levanta-se com apoio para posição de pé;
- Alcança objetos que lhe interessam;
- Relaciona-se com os objetos agarrando-os com o polegar e o indicador investigando-os com o olhar segurando um em cada mão passando - o de uma mão para outra mordendo -o, atirando-o e batendo um contra o outro;
- Começa a resolver problemas simples: como soltar um brinquedo para pegar outros; movimentos de mão e de pés sobre os objetos ex. se empurrar a bola ela vai rolar;
- Pronuncia algumas silabas;
- Começa a diferenciar rostos, expressões, voz de pessoas familiares;
- Demonstra insegurança diante de pessoas estranhas;
- Expressa suas emoções;
- Imita sons gestos e expressões;
- Começa a participar de jogos de relação, como esconde-esconde, bate palmas;
- Maior orientação espacial;
- Supera obstáculos;
- Recupera objetos perdidos;
- Objetos continuam existindo, mesmo quando desaparecem de sua frente;
- Investiga e diferencia sons e vozes;
- Imita e usa gestos significativos como: dar tchau, bater palminha, jogar beijinho;
- Entende ordens simples como dá, venha cá.