Do que é capaz o seu bebê?
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Do que é capaz o seu bebê?

Escola Vilaplay

22 Junho 2016 | 17h16

Do que é capaz o seu bebê?

O bebê vai para escola, será cuidado amado e o que mais?

Estimulo? Bom ou ruim para o bebê?

Vamos entender que devemos sim oferecer oportunidades para o bebê se desenvolver, o que não devemos é forçá-lo a ter o desenvolvimento “esperado” pela família ou pelo rotulo da idade.

Cada bebê tem seu ritmo e ele deve ser respeitado. Porém , é bom saber o que devemos esperar de cada fase, e dentro dela propiciarmos condições para o bebê alcançar esse desenvolvimento.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO BEBÊ

 

CAM02422

De 0 a 4 meses – Como é:

  • A boca é o centro do seu mundo;
  • Coordena os reflexos;
  • Fixa o olhar;
  • De bruços, levanta a cabeça e a mantém erguida, cada vez por um período maior de tempo;
  • Estende e encolhe braços e pernas;
  • Começa a descobrir com os olhos o mundo que o cerca;
  • Segue pessoas e objetos com o olhar;
  • Vira a cabeça para o lado do som;
  • Prende objetos pequenos quando colocados em suas mãos;
  • Firma a cabeça;
  • Coordena movimentos de mão e boca;
  • Emite os primeiros sons parecidos com consoantes ou longos sons de vogais;
  • Responde ao olhar e a vozes sorrindo;
  • Expressa suas necessidades comunicando-se através do choro.

DE 4 A 8 MESES – Como é:

 

 

  • Tem controle sobre o corpo;
  • Começo da consciência de si mesmo;
  • Reação circular secundária;
  • De bruços, sustenta a cabeça, apoiando no antebraço e mão;
  • Permanece sentado, sem apoio, alguns instantes;
  • Movimenta muitos as pernas e braços;
  • Vira de um lado para o outro, principalmente quando de bruços;
  • Fica acordado por mais tempo;
  • Descobre as mãos, observa-as e leva-as à boca;
  • Agarra objetos segurando-os entre a palma da mão e os dedos;
  • Resiste à retirada de objetos de sua mão;
  • Começa a coordenar movimentos de mão e olhos (preensão);
  • Consegue ver objetos com o olhar, cada vez por mais tempo;
  • Investiga e localiza a origem do som (escuta vê e pega);
  • Começa a balbuciar: combinam vogais e consoantes formando sílabas. Ex: ma, da, etc.;
  • Presta atenção a quem fala e responde balbuciando ou sorrindo;
  • Já percebe a expressão amável ou zangada;
  • Começa a descobrir que pode expressar seus sentimentos e emoções;
  • Repete ações que foram interessantes para ela.

 

De 8 a 12 meses – Como é:

 

20160226_101111

 

  • Tem condutas intencionais;
  • Desenvolvimento das percepções;
  • Exploração do espaço;
  • Descobre seus pés, brinca e leva-os à boca;
  • Vira-se com facilidade;
  • Senta-se sem apoio;
  • Consegue locomover-se;
  • Arrasta-se e engatinha , dependendo da criança, anda;
  • Utiliza braços e mãos como apoio para sentar-se e levantar-se;
  • Levanta-se com apoio para posição de pé;
  • Alcança objetos que lhe interessam;
  • Relaciona-se com os objetos agarrando-os com o polegar e o indicador investigando-os com o olhar segurando um em cada mão passando – o de uma mão para outra mordendo –o, atirando-o e batendo um contra o outro;
  • Começa a resolver problemas simples: como soltar um brinquedo para pegar outros; movimentos de mão e de pés sobre os objetos ex. se empurrar a bola ela vai rolar;
  • Pronuncia algumas silabas;
  • Começa a diferenciar rostos, expressões, voz de pessoas familiares;
  • Demonstra insegurança diante de pessoas estranhas;
  • Expressa suas emoções;
  • Imita sons gestos e expressões;
  • Começa a participar de jogos de relação, como esconde-esconde, bate palmas;
  • Maior orientação espacial;
  • Supera obstáculos;
  • Recupera objetos perdidos;
  • Objetos continuam existindo, mesmo quando desaparecem de sua frente;
  • Investiga e diferencia sons e vozes;
  • Imita e usa gestos significativos como: dar tchau, bater palminha, jogar beijinho;
  • Entende ordens simples como dá, venha cá.