No ar, a Rádio PV: produção coletiva articulada ao currículo

No ar, a Rádio PV: produção coletiva articulada ao currículo

Fernanda Tambelini

20 de fevereiro de 2017 | 13h24

Mesmo em tempos de internet, o rádio ainda é o meio de comunicação mais difundido pelo Brasil. Chega a recantos isolados, fala com todas as tribos, dá voz a quem não é ouvido. Esse caráter democrático encantou professores e alunos da Escola Projeto Vida, levando-os a pôr no ar a Rádio PV.

A Rádio PV surgiu como meio para divulgar os trabalhos das turmas do Fundamental I durante a Semana Literária de 2016. Mas o processo de planejamento e execução dos programas e de gestão da emissora fez tanto sucesso que o projeto ganhou força: uma nova edição foi lançada em comemoração aos 25 anos da escola e, em 2017, a rádio deve contar também com a colaboração do Fundamental II e da Educação Infantil e até ganhar um estúdio próprio para as gravações.

Rosana Dutoit, supervisora pedagógica do Fundamental I, tem na bagagem experiência na interlocução entre rádio e educação e aplicou esse conhecimento para ajudar professores e alunos a pensar a programação de forma articulada com o projeto curricular de cada série. A equipe de docentes e coordenação passou por uma formação com o comunicólogo Rafael Tinel sobre as possibilidades de programação existentes e analisaram quais propostas eram mais adequadas para cada ano. A partir daí, as professoras pensaram com as turmas que programa fariam.

As crianças participaram ativamente no processo, da definição dos programas à escrita dos roteiros e gravações. “É um trabalho importante de formação leitora e escritora, com desafios diferentes de acordo com as necessidades e capacidades de cada turma”, explica Rosana. Tinel, que também atua no time de tecnologia da escola, acompanhou as gravações e foi responsável pelas edições, viabilizando a expansão da rádio.

O resultado da primeira edição foi compartilhado com a comunidade escolar durante a Semana Literária. Um espaço aconchegante, com pufes e tapetes, convidava pais, funcionários e alunos a ouvir a programação em um computador. Já a segunda edição foi apresentada na festa dos 25 anos de Projeto Vida, com direito a QR Code criado pelos alunos do 5º ano, para quem quisesse ouvir em casa.

Para 2017, Rosana prevê não apenas a ampliação para o Fundamental II e Infantil, mas também a consolidação da Rádio PV como um dispositivo que ajude os estudantes a colocar em prática conteúdos teóricos vistos em aula. “Uma escola precisa se alimentar de processos coletivos. A rádio ajuda a romper com a cultura da individualidade dentro da escola”, afirma.

Ouça aqui os programas da segunda edição, em comemoração aos 25 anos da escola.


Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: