Foto do(a) blog

Saiba o que a Educação Básica Pública tem a ver com sua vida

PNE prevê Fies para pós-graduação

Embora legislação permita, programa ainda não foi implantado para a etapa

PUBLICIDADE

Por Todos Pela Educação
Atualização:

Pricilla Kesley/TPE Foto: Estadão

A 14ª meta do Plano Nacional de Educação (PNE) tem como tema a pós-graduação. Seu objetivo principal é alcançar a titulação anual de 60 mil mestres e 25 mil doutores até 2024. Os dados mostram que o Brasil está progredindo: em 2015, 55 mil mestres e quase 19 mil doutores foram titulados. Os números, se comparados aos anos anteriores, indicam um bom crescimento: em 2014, por exemplo, o Brasil formou dois mil doutores a menos que no ano posterior.

Para que a meta seja alcançada até 2024, o PNE prevê 15 ações estratégicas. Uma delas, a 14.3, refere-se à extensão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para os alunos de Pós-graduação.

 

PUBLICIDADE

O que é o Fies?

O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado a financiar a entrada de alunos no Ensino Superior em instituições privadas. Foi criado em 1999 e, posteriormente, remodelado e ampliado até chegar ao modelo disponível hoje.

Esse financiamento nada mais é que um empréstimo que o governo faz para os estudantes cursarem a graduação. Para serem selecionados, eles precisam atender a uma série de requisitos, como não ter concluído a Educação Superior, ter renda familiar mensal bruta de até 2,5 salários mínimos por pessoa e ter conquistado um bom desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) após 2010, por exemplo.

Publicidade

A "dívida" que o graduando assume deve começar a ser paga 18 meses após a formatura do aluno, que terá o triplo de tempo do curso mais um ano para quitá-la. Ou seja: um curso de 4 anos, por exemplo, tem 13 para ser pago.

 

Ampliação

A ampliação do fundo para a Pós-graduação foi feita em 2007 após uma alteração na lei que dita as regras do programa, mas não foi implementada imediatamente. Em 2014, o então ministro da Educação Henrique Paim anunciou novamente a medida, que não foi colocada em prática.

Hoje, de acordo com o MEC, não há Fies para a Pós-graduação. A pasta afirma que a prioridade do governo é a reformulação do programa, com "ações que visam a sua sustentabilidade", e posteriormente a expansão. O ministério também reitera "o compromisso no cumprimento às metas do PNE no prazo de vigência estabelecido".

A extensão do Fies para os pós-graduandos é importante para que a meta 14 do PNE seja alcançada até 2024, uma vez que ele serve de plataforma para que muitos estudantes acessem essa etapa da Educação.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.