PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Saiba o que a Educação Básica Pública tem a ver com sua vida

Estreamos!

Por Todos Pela Educação
Atualização:

Estreamos!

PUBLICIDADE

É com grande alegria que estreamos esse espaço - uma parceria entre o Todos Pela Educação (TPE) e o Estadão - para fazer com que a Educação esteja sempre em pauta.

O TPEtem como missão engajar o poder público e a sociedade brasileira no compromisso pela efetivação do direito das crianças e jovens a uma Educação Básica de qualidade. Fazemos isso por meio da divulgação de dados, informações e evidências de impacto e de boas práticas; da facilitação e construção de agendas articuladas; e da incidência na formulação de políticas públicas educacionais.

E é exatamente isso que buscaremos fazer aqui, em alguns momentos no jornal impresso e na TV Estadão, em outros, na Rádio Estadão, com entrevistas ao vivo às terças e quintas, às 14h50, e com informações e dicas diárias ao longo da programação.

Como somos um movimento da sociedade civil, não faremos isso sozinhos! Vamos convidar parceiros, especialmente os do Observatório do Plano Nacional de Educação (OPNE).

Publicidade

O Plano Nacional de Educação (PNE), para quem não conhece, foi estabelecido por meio de uma lei ordinária prevista no artigo 214 da Constituição Federal e sancionada em junho de 2014, com vigência até 2024, que estabelece as diretrizes e as metas (e as estratégias para atingi-las) para a área da Educação. Todos os municípios e unidades da federação, de acordo com a lei, devem ter seus planos de Educação adequados ao PNE.

O Observatório do PNE é a plataforma online - iniciativa de 21 organizações ligadas à Educação, sob a coordenação do TPE - que monitora os indicadores referentes a cada uma das vinte metas e estratégias do PNE e oferece análises sobre as políticas públicas educacionais já existentes, bem como sobre as que deverão ser implementadas ao longo dos dez anos de vigência do plano.

O PNE será, portanto, o norteador dos conteúdos de que trataremos neste espaço e também na rádio. Ele é a bússola da Educação do nosso país nesta década. Não é um plano de partidos e ultrapassa mandatos. Se as metas forem atingidas, a educação brasileira alcançará outro patamar de qualidade. É, portanto, dever de todos os governos trabalhar para o cumprimento de todas as metas. E é dever de cada um de nós acompanhar o andamento do plano e cobrar nosso município, estado ou o governo federal para que nenhum aluno deixe de ter seus direitos educacionais atendidos.

O objetivo da parceria entre o TPE e o Estadão é apoiar esse acompanhamento. Vamos trazer para você, leitor do blog e ouvinte da rádio, conteúdo atualizado e analítico sobre o tema.

O espaço é de diálogo e, especialmente, de mobilização e engajamento pela Educação.

Publicidade

Acompanhe a gente e participe!

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.