No ensino médio, 1 a cada 10 alunos aponta ter largado os estudos no ano. A divulgação das estatísticas oficiais levará mais tempo e poderá trazer um cenário mais sombrio.
Defendemos que medidas necessárias sejam planejadas para que a volta às aulas se torne viável o quanto antes
"Não há no Brasil uma governança interinstitucional que reúna os gestores da educação, o Sistema de Justiça e o de Controle Externo, fundamental para políticas educacionais mais exitosas", afirmam Alessandra Gotti e Ismar Cruz
"As medidas emergenciais adotadas no período da pandemia serão tão mais exitosas quanto mais eficientes forem a coordenação e a colaboração entre as esferas de governo", afirmaram Alessandra Gotti e Ismar Cruz
"A avaliação em larga escala da alfabetização tem amadurecido no âmbito nacional, mas muito ainda precisa ser aprimorado, como as assimetrias de conceitos sobre o que se avaliar no processo de alfabetização e a incompatibilidade de escalas", afirma Filomena Siqueira , do Instituto Natura
"Temos que garantir que, em cada uma das 27 unidades e em todos os seus municípios, todo o aluno aprenda o esperado para a idade e com altas expectativas para todos, sem exclusões!", afirma Claudia Costin, do Ceipe/FGV
"A criança, futuro de nossa nação, precisa estar no centro das soluções, ao invés de multifacetada no olhar de cada uma das instituições", afirma Alessandra Gotti
"A boa notícia é que um conjunto de ações de grande magnitude estão sendo postas em prática no País", afirma Filomena Siqueira, do Instituto Natura
"Neste Dia Nacional da Alfabetização, mais do que lamentar o diagnóstico atual ou celebrar o mérito da data por si só, é preciso impulsionar e apoiar aqueles que estão tomando a iniciativa de resolver o problema da alfabetização", afirma Filomena Siqueira, do Instituto Natura
Em um bate-papo pela internet, promovido pelo Todos Pela Educação, foram discutidas a formação e a valorização docente