Alunos do Colégio Sidarta apresentam seus trabalhos de Iniciação Científica em modelo TED

Alunos do Colégio Sidarta apresentam seus trabalhos de Iniciação Científica em modelo TED

Cris Marangon

19 Novembro 2018 | 12h09

Estudantes contam as descobertas de investigação sobre seus projetos e revelam a metodologia científica aplicada em sala de aula neste ano

O objetivo principal do programa de Iniciação Científica do Colégio Sidarta, em 2018, foi escolher um problema que pudesse ser solucionado por meio da construção de um protótipo. A inspiração para essa escolha foi extraída de debates sobre temas que, hoje, são tendências e estão ligados à manutenção de sistemas mecânicos, criação de sistemas lógicos e inteligência artificial, na automação industrial ou na lavoura e na robótica (doméstica, medicinal e automotiva).

Para compartilhar a metodologia científica explorada, na Feira do Conhecimento 2018, os alunos se apresentarão no modelo TED (traduzido do inglês: Tecnologia, Entretenimento e Planejamento). Dessa maneira, além de comunicar os objetivos alcançados, também enxergarão o processo explorado por colegas de outras turmas.

Como se trata de um ambiente educacional, o formato adotado foi Clubes TED Ed. Nos mesmos moldes das palestras de TED, os alunos desenvolvem habilidades na comunicação de resultados contando uma história sobre o próprio projeto. Assim, convidados e protagonistas participarão de um evento onde a Inovação, as Artes e as Ciências se encontrão no mesmo lugar.

A Feira do Conhecimento 2018/Clubes TED Ed vai acontecer no dia 24/11, sábado, das 8h às 16h30 (veja a programação). No mesmo dia, acontecerá a segunda edição da Mostra de Artes, com exposição de alguns dos projetos desenvolvidos nas aulas de Artes Visuais, Música, Teatro e Dança ao longo deste ano. A Mostra Curiosidade Viva também acontecerá nessa mesma data e vai revelar o trabalho desenvolvido na Educação Infantil do Sidarta em 2018. O horário da exposição será das 9h às 12h.

Tradicionalmente, nesse dia, alimentos não perecíveis são arrecadados e doados a uma instituição. Este ano, foi estabelecida uma parceria com a ANUEPO (Associação do Núcleo de Enfrentamento da Pobreza). A entidade precisa de arroz, feijão, macarrão e óleo (embalagens lacradas).

Para reduzir o lixo gerado em eventos como esses, o Colégio Sidarta adotou o Projeto Festa Limpa há alguns anos. Essa medida revela a aplicação na prática de sua preocupação com o meio ambiente. Haverá um setor de alimentação no evento, mas sem copos descartáveis ou embalagens plásticas. Portanto, o visitante deve levar seu copo. Como opção, a escola venderá canecas comemorativas dos 20 anos de Sidarta por R$ 10, que darão desconto no consumo de bebidas.

A Feira do Conhecimento 2018/Clubes Ted Ed será um momento para reconhecer motivações pessoais, vocacionais e científicas, para compartilhar experiências de sucesso e insucesso, para inspirar e se inspirar reconhecendo no conhecimento o poder que eles têm como atores transformadores da nossa sociedade em tempos de grandes desafios.