Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Alunos do Colégio Sidarta apresentam seus trabalhos de Iniciação Científica em modelo TED

Estudantes contam as descobertas de investigação sobre seus projetos e revelam a metodologia científica aplicada em sala de aula neste ano

PUBLICIDADE

Por Cris Marangon
Atualização:
 Foto: Estadão

O objetivo principal do programa de Iniciação Científica do Colégio Sidarta, em 2018, foi escolher um problema que pudesse ser solucionado por meio da construção de um protótipo. A inspiração para essa escolha foi extraída de debates sobre temas que, hoje, são tendências e estão ligados à manutenção de sistemas mecânicos, criação de sistemas lógicos e inteligência artificial, na automação industrial ou na lavoura e na robótica (doméstica, medicinal e automotiva).

PUBLICIDADE

Para compartilhar a metodologia científica explorada, na Feira do Conhecimento 2018, os alunos se apresentarão no modelo TED (traduzido do inglês: Tecnologia, Entretenimento e Planejamento). Dessa maneira, além de comunicar os objetivos alcançados, também enxergarão o processo explorado por colegas de outras turmas.

Como se trata de um ambiente educacional, o formato adotado foi Clubes TED Ed. Nos mesmos moldes das palestras de TED, os alunos desenvolvem habilidades na comunicação de resultados contando uma história sobre o próprio projeto. Assim, convidados e protagonistas participarão de um evento onde a Inovação, as Artes e as Ciências se encontrão no mesmo lugar.

Tradicionalmente, nesse dia, alimentos não perecíveis são arrecadados e doados a uma instituição. Este ano, foi estabelecida uma parceria com a ANUEPO (Associação do Núcleo de Enfrentamento da Pobreza). A entidade precisa de arroz, feijão, macarrão e óleo (embalagens lacradas).

A Feira do Conhecimento 2018/Clubes Ted Ed será um momento para reconhecer motivações pessoais, vocacionais e científicas, para compartilhar experiências de sucesso e insucesso, para inspirar e se inspirar reconhecendo no conhecimento o poder que eles têm como atores transformadores da nossa sociedade em tempos de grandes desafios.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.