Visualidade aplicada à fotografia – 7º ano

Visualidade aplicada à fotografia – 7º ano

Cesar Pazinatto

07 Março 2017 | 07h24

Com a popularização dos smartphones com câmera fotográfica, faz-se necessário aprender a usar esse instrumento. Seja no aspecto técnico ou no aspecto educativo.

As escolas estão cada vez mais engajadas no uso de tecnologias educacionais, mas nem sempre uma função básica de smartphones e tablets  é levada em consideração nas atividades educativas:  a câmera fotográfica.

Na disciplina de Artes, o projeto do primeiro bimestre realizado com os sétimos anos envolve a visualidade aplicada à fotografia.

Essa linguagem artística foi escolhida como ponto inicial em contraste com o que é usual em aulas dessa disciplina: ênfase demais nas artes plásticas mais tradicionais, como pintura e escultura e pouca utilização das artes visuais como fotografia, instalação, entre outras manifestações contemporâneas.

Cada aula conta com experimentações diferentes, baseadas em elementos básicos dessa linguagem: composição, luz, saturação, e assim por diante. Os objetos fotografados podem ser trazidos pelos alunos ou ser aquilo disponível na sala, pois uma boa foto não é necessariamente algo complexo ou bonito — uma boa fotografia é visualmente interessante. Os experimentos não se limitam à sala de artes, também utilizamos outros espaços do colégio — por mais que a sala ofereça um controle de composição e luz como um estúdio, a luz natural é um dos maiores aliados de uma boa foto.

Depois desse primeiro momento de estudo teórico e prático, o segundo bimestre continuará com a fotografia, mas aplicando a técnica de stop motion, na qual uma sequência de fotos formará um vídeo de curta-metragem.

Foto de Gabriela Almeida 7A

Foto de Gabriela Almeida 7A

Foto de Leonardo Cestari 7B

Foto de Leonardo Cestari 7B

Foto de Gabriel Ferrari 7B

Foto de Gabriel Ferrari 7B

Profª Luisa Gusi – Artes

Mais conteúdo sobre:

adolescentesartesensino fundamental