Cesar Pazinatto
09 de junho de 2016 | 15h52
Qual é a comida preferida das crianças do Vietnã?
As crianças inuit usam eletrônicos?
Quem deu nome aos continentes?
Mesquita é quem estuda os mosquitos?
Esses foram alguns dos questionamentos, dos grupos dos 3ºs anos, levantados ao longo do projeto “Um mundo de criança”.
Para responder essas e outras perguntas, utilizamos o livro de mesmo nome e as crianças entraram em contato com a cultura de diversos países pelo viés da infância, identificando-se ou não com costumes e modo de vida.
A partir deste contexto, verificamos semelhanças e diferenças entre a nossa cultura, costumes e jeito de viver e o dos demais povos estudados. Mas o mais importante foi constatar que, não importa onde vivem ou como o fazem, todas as crianças adoram brincar, passear, ler, ouvir histórias e divertir-se com os amigos!
O projeto, além de agradar a todos, contempla o trabalho de leitura de textos informativos, a pesquisa e o aprendizado de ler para buscar informações, a produção e revisão de textos de autoria.
Depois de conhecer o jeito de viver de algumas crianças pelo mundo, cada sala escolheu como transmitir o que aprendeu para o público da escola, por meio de: exposição oral, confecção de cartazes e um museu com objetos de diferentes países trazidos pelas crianças ao longo do projeto.
Depois de ouvir, cantar, apreciar e interpretar a música “Oras Bolas”, da Palavra Cantada, os alunos criaram o seu mundo!
E vocês? Gostaram da carona!?
Professoras: Rosângela, Werena e Fabiula
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.