Este divertido e eficiente estudo proporciona aos alunos o aperfeiçoamento em várias habilidades da segunda língua, em especial o speaking. A prática de recitar trava-línguas propicia consciência fonológica, importante recurso para distinção" de diferentes sons, que ajudarão significamente os alunos em sua oralidade. Os sons trabalhados em sala de aula, tais como "th" e "w", são amplamente explorados nos tongue twisters, que melhoram a dicção dos alunos, capacidade essencial na aquisição de uma língua. Além do speaking, as habilidades de leitura e escrita também são trabalhadas neste estudo, uma vez que os alunos interpretam e reescrevem cada tongue twister apresentado.
Os alunos do 3º ano estão demonstrando grande entusiasmo com essa sequência de estudo, que possibilita um trabalho relevante de grupo e individual. Ao longo do semestre eles ultrapassarão desafios e estreitarão o relacionamento com os colegas, pois eles muitas vezes ajudam e incentivam uns aos outros. A prática e treino para se apresentarem aos pais também exercita uma habilidade que será importante em toda vida escolar deles.
O trabalho está apenas começando, e certamente proporcionará ainda grandes aprendizados e desenvolvimento!
Professoras Erica Santos, Larissa Gerjoi e Renata Bonatto